Estado sem grana para pagar salário de março

24/03/2016 10:22:58
Compartilhar

As notícias ruins se sucedem no Palácio Guanabara, sede do governo estadual: além do estado de saúde do governador Luiz Fernando Pezão, dívidas com fornecedores, entre outros problemas financeiros, o Executivo não tem dinheiro em caixa para pagar o salário de março dos servidores.

O empréstimo de R$ 1 bilhão, aprovado pelo Conselho Monetário Nacional, pela Assembleia Legislativa e pelo Banco do Brasil há quase 50 dias para o pagamento de aposentados e pensionistas do estado — e que liberaria o caixa do governo para quitar os salários dos servidores — foi vetado, aos 45 minutos do segundo tempo, pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional.

Tudo o que havia sido negociado com o Banco do Brasil, não tem mais qualquer validade.
Segundo a Procuradoria da Fazenda Nacional, somente os bancos privados poderiam emprestar o dinheiro.

Pelas contas do Senado, o governo do Rio ainda tem o direito de pedir mais R$ 2, 5 bilhões em empréstimos, sem comprometer o seu limite fixado pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
Mas, a partir da decisão da Procuradoria, o processo de empréstimo iniciado em fevereiro voltou à estaca zero.

Com a corda no pescoço, o secretário estadual de Fazenda, Julio Bueno, está tentando negociar a operação com sete bancos privados. Mas, mesmo com toda a boa vontade do mundo, agora o dinheiro só deve sair lá para o fim de abril.

Julio Bueno admite que, sem poder contar com dinheiro do empréstimo, as condições financeiras do estado ficam muito, mas muito mais difíceis.

O secretário não diz, nem sob tortura, mas para bom entendedor, meio silêncio basta: cresce o risco de o salário de março — cujo pagamento já é previsto para o 10º dia útil de abril — atrasar ou mesmo ser parcelado.

Compartilhar