Estado corta salário de quase 16 mil por falta de recenseamento

27/08/2019 08:24:00
Compartilhar

Quase 16 mil pessoas ficarão sem o salário do mês de agosto, pago em setembro, porque não fizeram o recenseamento obrigatório no prazo determinado.

Desde novembro de 2018, o governo estadual vem convocando os servidores ativos, os inativos e os pensionistas para realizarem o procedimento – feito no banco Bradesco – estabelecido com a adesão do estado ao Plano de Recuperação Fiscal.

A chamada final dos funcionários será em outubro, e o prazo limite para atualização cadastral vai até meados de dezembro, segundo informações da Casa Civil.

Enquanto o processo não termina, o pagamento do salário de quem não faz a atualização cadastral fica suspenso. Ao final, o estado vai cortar definitivamente o pagamento dos “fantasmas”, o que vai gerar uma economia significativa para o Tesouro.
Outro procedimento que pode levar o estado a economizar é a demissão de servidores e funcionários que não entregaram a declaração de bens no Sistema de Registro de Bens dos Agentes Públicos (Sispatri).

Segundo a Controladoria-Geral do Estado, 7% do funcionalismo estadual ativo não entregaram a declaração no prazo, que terminou em junho. Esses servidores estão respondendo sindicâncias abertas pelos órgãos aos quais pertencem.

Compartilhar