Escritora friburguense lança livro de crônicas na FLINF

18/10/2017 13:47:25
Compartilhar

“Se Essa Rua Fosse Minha”: Marcia Savino reúne crônicas e lança livro no dia 28, na FLINF

A jornalista e escritora friburguense Marcia Savino volta a participar da FLINF, a Feira Literária de Nova Friburgo. A segunda edição do evento acontece no final deste mês, e no dia 28 de outubro, às 14h, na Livraria Arabesco, está marcado o lançamento do seu segundo livro: “Se Essa Rua Fosse Minha”.

NOVA FRIBURGO – O livro em questão é uma coletânea de crônicas – gênero que Savino vem explorando ao longo dos últimos vinte anos – junto com a carreira de jornalista e profissional de Comunicação. O amor pela cidade está sempre presente. A cronista, que prima pela leveza, assume também sua verve de cidadã, indo da calçada de casa às questões do país. Outros temas fazem parte do cardápio que o leitor vai encontrar: a vida cotidiana, reflexões sobre o tempo e a vida, além de textos sobre os encantos e os desafios da arte de escrever.

EDITORA INDEPENDENTE – “Decidi fazer o livro por conta própria, depois que confirmei que editoras não se interessam pela publicação de crônicas. Acho que o olhar sobre Friburgo, presente em mais da metade do livro, foi o que de fato me impulsionou, porque me fez acreditar que publicar a coletânea talvez fosse relevante para mais alguém além de mim. Fizemos uma produção caprichada, por sorte pude contar com o apoio de amigos e leitores”, revela Marcia.

Co-fundadora do jornal Século XXI, que circula na cidade até hoje, ali começou a publicar seus textos críticos (em 1997), na coluna Chá com Torradas. De 2010 para cá, passou a publicar na internet, no blog marciasavinocronicas.wordpress.com, atraindo leitores diversos. De pegada intimista, as crônicas do período recente exibem o amadurecimento da escritora, que discute também as infinitas possibilidades da internet para um cronista. O foco no país, no mundo e em Nova Friburgo se mantém em ambos os períodos de produção.

“Consegui o apoio de um incentivador, sem o qual não seria possível dar o primeiro passo nessa aventura da edição independente. Mesmo assim, a tiragem é pequena e isso faz com que o custo unitário quase inviabilize a edição. A edição independente é um teste, que depende de adesão. Mas estou otimista, a recepção inicial no Facebook foi excelente!”, convida ela.

A AUTORA – Marcia Savino é gestora de Comunicação do Colégio Anchieta, unidade da Rede Jesuíta de Educação (RJE), em Nova Friburgo. No ano passado, lançou seu primeiro livro, o e-book “Olhos Frescos”, reunindo contos e poemas. Atendendo ao pedido de leitores, “Olhos Frescos” agora está também disponível na versão impressa. Os dois livros estarão nas livrarias de Friburgo e região e em todo local ou evento turístico que se interesse em divulgá-lo.

Marcia Savino
22 99837 7868
marciasavino@uol.com.br
marciasavinocronicas@wordpress.com

Compartilhar