Escritor, poeta e prosador criado em Friburgo morre aos 29 anos

09/03/2018 15:33:29
Compartilhar

O escritor Victor Heringer, criado em Friburgo, morreu, na tarde desta quarta-feira, 7, no Rio de Janeiro, sua cidade natal. Aos 29 anos, ele era considerado uma das principais vozes de sua geração e o reconhecimento era crescente nos últimos anos.

A causa da morte não foi divulgada. Heringer era poeta e prosador. De versos, publicou “Automatógrafo” e “O Escritor Victor Heringer”, pela 7Letras. Pela mesma editora saiu seu primeiro romance “Glória”, rendeu a ele um prêmio Jabuti em 2013.

Em 2016, ele passou para uma editora maior, a Companhia das Letras, e publicou seu último romance, “O Amor dos Homens Avulsos”. O livro conta a história de dois meninos que se apaixonam, mas têm seu idílio interrompido por uma tragédia.

“O livro dele, quando me chegou, foi uma surpresa deliciosa e inesquecível: era ao mesmo tempo uma prosa calcada na melhor crônica de costumes carioca mas com um veneno atualíssimo, quase um happening com Machado, Marques Rebelo e os melhores cronistas da cidade”, diz Leandro Sarmatz, que foi o editor de Heringer quando trabalhava na Companhia das Letras.

Recebido com elogios pela crítica, “O Amor dos Homens Avulsos” se passava em um bairro fictício no subúrbio do Rio de Janeiro –e traz um narrador que, em 2014, lembra o trauma do amor interrompido. Quando falava sobre o livro, Heringer dizia ter buscado trazer uma potência da ternura para a sua escrita.

A notícia da morte causou comoção entre escritores e editores nas redes sociais. Heringer era considerado também pelos pares um dos principais talentos contemporâneos, reconhecimento que ele atingiu ainda muito jovem.

Compartilhar