Erros mais comuns que levam os contribuintes a caírem na malha fina

18/04/2016 11:33:11
Compartilhar

Todo começo de ano é a mesma coisa, quem declara Imposto de Renda não consegue escapar da obrigação. Muitos acabam deixando a obrigação para a última hora, mas não tem jeito: em algum momento terão que fazer a declaração do Imposto de Renda.

Este ano, o prazo para a entrega da declaração termina em 29 de abril. Não deixe para a última hora!

Ao preencher a declaração, todo cuidado é pouco. Omissões ou informações erradas podem resultar em “dor de cabeça” com a Receita Federal. Certifique-se de estar fornecendo as informações corretamente e fique atenta para não cair na malha fina, que é quando a declaração passa por uma análise mais detalhada.

Os erros mais comuns são dados incorretos, dados errados sobre despesas médicas, odontológicas e com os filhos, erros ao declarar fluxos financeiros e erros sobre bens adquiridos.

Outros erros que ocorrem com frequência são omissões de rendimentos (provenientes de aluguéis ou aplicações financeiras, por exemplo), tanto do titular como de dependentes, deduções indevidas e lançamento de valores tributáveis diferentes dos relacionados nos informes de rendimento.

Por isso, todo cuidado é pouco no preenchimento da declaração. A Receita Federal faz um cruzamento de informações para verificação de possíveis divergências e qualquer deslize pode levar a contribuinte para a malha fina. Se for provado que houve erro, a contribuinte precisa prestar esclarecimentos à Receita Federal e, geralmente, tem que pagar multa.

Procure fazer sua declaração com antecedência, assim terá tempo para se certificar se está com todos os documentos necessários e providenciar os que possam estar faltando. Confira atentamente todos os dados antes de enviar a declaração. Se, no entanto, após o envio, você se der conta de que lançou alguma informação de forma imprecisa ou omitiu algum dado, pode fazer a retificação de sua declaração e ficar livre da temida malha fina.

Compartilhar