Ensino do jogo de xadrez chega às escolas municipais de Friburgo

20/08/2018 13:01:47
Compartilhar

A boa fama do jogo de xadrez já se expandiu faz tempo. Ele ajuda no desenvolvimento mental e psicológico, auxiliando na cognição e caráter do indivíduo. A partir deste mês de agosto, alunos de escolas municipais começam a ter aulas de xadrez, além da capacitação de professores para que sejam multiplicadores e mais alunos possam ser beneficiados com o conhecimento do jogo.

Os principais objetivos do projeto são os de promover e incrementar habilidades cognitivas e emocionais como atenção, concentração, planejamento, imaginação, memória, criatividade, inteligência, espírito de equipe, entre outras.

As aulas são teóricas e práticas, com base nos seguintes conteúdos: história do xadrez, o tabuleiro, as peças, preparação das peças para o início do jogo, movimento e valor das peças, xeque, xeque-mate, marcação do tempo etc.

Participam do projeto piloto alunos da escola Padre Rafael, tanto do turno da manhã quanto do turno da tarde. São cerca de 330 alunos do 1º ao 9º ano, inclusive os portadores de necessidades especiais.

Em 2008, houve o início de projeto semelhante nos colégios Rui Barbosa, Umbelina Breder de Queiroz e Flores de Nova Friburgo mas só agora a implantação do jogo de xadrez foi retomada nas escolas municipais.

Compartilhar