Energisa registrou mais de quatro mil raios em Nova Friburgo no período de apenas três dias

25/12/2018 09:22:08
Compartilhar

A informação é da concessionária de energia elétrica, Energisa: Nova Friburgo foi atingida por 4.054 descargas elétricas em apenas três dias. Segundo a Energisa, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica na cidade, o número é 82% maior do que o registrado em todo o mês de dezembro de 2017.

O grande número de descargas aconteceu entre os dias 21 e 23 de dezembro e chegou a deixar alguns bairros periféricos sem luz.

De acordo com a Energisa, além das descargas elétricas, também houve registros de chuvas fortes e ventanias. Com isso, aconteceram quedas de árvores sobre a rede elétrica. A empresa informou que chegou a mobilizar equipes extras e terceirizadas para restabelecer o serviço no último final de semana.

Segundo o meteorologista, Olívio Bahia, as descargas elétricas são provocadas por fatores como muito aquecimento e umidade. Ele disse ainda que elas ocorrem a partir da formação de nuvens Cumulus Nimbus.

“Há muita instabilidade do tempo na Região Serrana do Rio neste momento provocada pela Zona de Convergência do Atlântico (ZCAS), que deve durar ainda mais dois dias sobre a região e depois deverá se deslocar para o Espírito Santo”, disse ao portal G1 / Região Serrana. Olívio afirma ainda que as chuvas intensas são características dessa época do ano.

Compartilhar