Energisa: Friburgo ganha ponto de recarga de veículos elétricos

07/11/2020 10:21:54
Compartilhar

A Energisa e a Nansen – valorizando a inovação e a sustentabilidade – entregaram à concessionária de energia friburguense, esta semana, um ponto de recarga de veículos elétricos.

A unidade passa a atender aos veículos elétricos do Grupo Energisa, que está desenvolvendo um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) na área de mobilidade elétrica para testar novas tecnologias e modelos de negócios.

“O resultado do projeto nos garantirá utilizar esse novo tipo de veículo na frota do Grupo Energisa. Nos dias de hoje, é essencial que as empresas sejam inovadoras, pensem no futuro e desenvolvam ideias e projetos sustentáveis para cuidar do planeta. Por isso, o Grupo Energisa, por meio da Alsol, desenvolve iniciativas ecologicamente sustentáveis, como a inclusão do uso dos carros 100% elétricos que hoje já possuímos”, explica o diretor-presidente da Energisa Nova Friburgo, Eduardo Mantovani, que agradeceu à Nansen pela parceria.

O Grupo Energisa carrega o DNA de Inovação e, por isso, está sempre em busca de novas ideias e melhorias nos seus processos e produtos. O investimento em veículos elétricos em torno de R$ 2,5 milhões mostra a preocupação também com o meio ambiente, já que são veículos silenciosos, não poluentes e a energia elétrica é um combustível mais barato, causando menos impacto na natureza.

Além disso, os custos com a operação e manutenção da frota ficam em torno de até 80% mais baratos. Vários outros aspectos importantes relativos à mobilidade elétrica, como os impactos dos carregamentos dos veículos na rede da Energisa e as respectivas soluções para mitigação, por exemplo, também estão sendo analisados neste projeto de P&D.

A Nansen, investindo em soluções de energia que visam transformar o futuro da sociedade e conhecendo o projeto do Grupo, doou o eletroposto para a Energisa Nova Friburgo.

Segundo a Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos (Abravei), um dos maiores obstáculos para a popularização de veículos elétricos é a falta de pontos de recarga. Ainda de acordo com a Abravei, a frota de carros híbridos (movidos a combustão e baterias) deve passar dos atuais 30 mil para um milhão até 2030. No longo prazo, a projeção é que o país tenha 61% de carros híbridos e 11% puramente elétricos.

Compartilhar