Encontro Sesc de Dança de Nova Friburgo começa nesta quarta

28/06/2018 19:36:37
Compartilhar

Tradicional evento terá espetáculos no Sesc Friburgo e nas praças Demerval Barbosa Moreira e Getúlio Vargas, até domingo, 8 de julho

O Sesc RJ dá início, nesta quarta-feira, 4 de julho, à 28ª edição do Encontro Sesc de Dança de Nova Friburgo, um dos mais tradicionais eventos dessa linguagem no estado do Rio de Janeiro. Até o domingo, 8 de julho, companhias profissionais locais e do estado, além de grupos amadores, se apresentam nos palcos da unidade do Sesc Friburgo e nas praças Demerval Barbosa Moreira e Getulio Vargas. Entre as atrações, há espetáculos da Cia. Urbana de Dança, de bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e das companhias Vivá Cia. de Dança, Focus Cia. de Dança, Studio 3 Núcleo de Artes e Dança, grupo Toca Madera, além de 20 grupos amadores.

Entre os destaques da programação deste ano está o espetáculo “Na Pista”, da Cia. Urbana de Dança, responsável pela abertura do programa Fantástico, da TV Globo. Também na programação, a primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Claudia Mota, que junto com o bailarino solista Edifranc dos Santos Alves, apresenta um extrato do ballet “Carmem”, de Alberto Alonso.

A Vivá Cia. de Dança apresenta Pé de Cachimbo, espetáculo de dança contemporânea que interage com o público, convidando-o a mergulhar nas memórias brasileiras da nossa cultura popular. O trabalho apresenta a essência do folclore brasileiro: samba de roda, forró, baião, maracatu, catira e quadrilhas.

A Focus Cia. de Dança, que apresenta o espetáculo “Trupe”, investiga o que aconteceria quando se esgotam as emoções do artista e se a força que o leva ao palco acabasse e ele esvaziasse sua alma. Já o Grupo Toca Madera, de Dança Flamenca, apresenta “Transitório”. A partir do poema “A solidão e sua porta” de Carlos Penna Filho, o espetáculo propõe um jogo de mudanças de perspectiva no qual os espectadores estão em constante transição e os intérpretes também.

Já entre as companhias locais está a Studio 3 Cia. de Dança, que apresenta “Carta de Amor”, espetáculo que aborda o ridículo da vida, o amor. Em tempos de dor, discriminação e incompreensão, o novo trabalho da Cia. Studio3, com concepção de Mickael Veloso, é uma ode ao mais encantador e necessário sentimento existente e busca dar movimento a todas essas sensações que surgem quando existe amor.

A programação ainda traz a apresentação de companhias amadoras, inclusive com espetáculo infantil, dos grupos: In Tempore (Bom Jardim), Galpão Cultural Bom Jardim (Bom Jardim), CIA de Dança Flor de Liz (Nova Friburgo), Escola Petra de Danças Orientais (Nova Friburgo), Escola de Arte e Cultura São Gonçalo (São Gonçalo), Ballet Claudia Araújo (Niterói), Centro de Dança Niterói (Niterói), Dias de Dança (Teresópolis), Casa das Artes DDD (Teresópolis), Interurbanus (Teresópolis), Escola de Dança Adriana Miranda (Duque de Caxias), SESC Nova Friburgo (Nova Friburgo), SESC Campos (Campos), Centro de Movimento Deborah Colker (Rio de Janeiro), Estação da Dança (Nova Friburgo), CIA Valéria Moreyra (Rio de Janeiro), CIA de Dança Arte e Manha (Rio de Janeiro), Ginástica Rítmica Cláudia Massena (Nova Friburgo), Ginástica Rítmica do Colégio Nossa Senhora das Dores (Nova Friburgo), Studio 3 (Nova Friburgo), Centro de Dança Niterói (Niterói), NFCC Escola de Dança (Nova Friburgo) e Escola de Dança Edu Cigano (Nova Friburgo).

SERVIÇO:
28º Encontro Sesc de Dança de Nova Friburgo
De 4 a 8 de julho de 2018
Sesc Nova Friburgo: Av. Presidente Costa e Silva, 231
Telefone: (22) 2543-5000
Entrada: R$1,00 (comerciário com carteira do Sesc RJ e meia-entrada) e R$ 2,00 (público em geral)
Classificação: livre

O Encontro Sesc de Dança também irá realizar oficinas de Dança Contemporânea, Dança Urbana, Ballet Clássico, Curso de Pedagogia da Dança e Modern Jazz. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no Sesc Friburgo ou pelo telefone: (22) 2543-5000

PROGRAMAÇÃO

4 de julho (quarta-feira)
Praça Demerval Barbosa Moreira e Praça Getúlio Vargas
14h
Focus Cia. de Dança – Espetáculo “TRUPE”

5 de julho (quinta-feira)
Sesc Nova Friburgo
19h
Cia. Urbana de Dança – Espetáculo “Na Pista” (RJ)
Studio 3 Núcleo de Artes e Dança – Carta de Amor (Nova Friburgo)
Claudia Mota e Edifranc dos Santos Alves – Bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro – Carmem Suíte

6 de julho (sexta -feira)
Praça Demerval Barbosa Moreira
14h
Grupo Toca Madera – Transitório (RJ)
D.F Cia de Dança
14h30
Companhias Amadoras

Sesc Nova Friburgo
19h
Grupo Toca Madera – Transitório (RJ)
Companhias Amadoras

7 de julho (sábado)
Praça Demerval Barbosa Moreira
14h
Vivá CIA. de Dança – Pé de Cachimbo (RJ)
14h30
Cias. Amadoras

SESC Nova Friburgo
19h
D.F. Cia. de Dança – Choro, Saudade Choro (RJ)
Cias. Amadoras

8 de julho (domingo)
SESC Nova Friburgo
16h
Cias. Amadoras – Infantil
Oficinas (Sesc Nova Friburgo):

Grátis
Dança Contemporânea:
Dia 05/07 às 9h – Focus Cia de Dança

Dança Urbana:
Dia 06/07 às 9h – Cia Urbana de Dança

Ballet Clássico:
05 a 08 /07 – 9h – Diego Lima

Curso de Pedagogia da Dança
06 a 08 de julho – 9h – Cláudia Araújo

Modern Jazz
Dia 08/07 – 9h – Carlos Fontinelle

Compartilhar