Eleitores só poderão votar usando máscara nas Eleições 2020

09/09/2020 11:09:56
Compartilhar

Regras de conduta para eleições municipais em novembro foram divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O uso da máscara será obrigatório para todos os eleitores, caso alguém chegue no local de votação sem a proteção não poderá entrar.

“A gente faz uma distinção entre local de votação e seção eleitoral. O local de votação é, tipicamente, a escola. Mas, dentro da escola, você tem diferentes seções. Portanto, é na entrada, no local de votação, que você já vai ter aferida a presença da máscara. Se estiver sem máscara, não pode entrar”, disse Luís Roberto Barroso, presidente do TSE.

A higienização também será obrigatória, antes e depois do uso da urna. O TSE informou que o aparelho não será limpado a cada votação, sendo assim, cada um terá a responsabilidade de cuidar da própria proteção.

Além disso, foi recomendado que cada eleitor leva sua própria caneta para fazer a assinatura no local de votação. A medida é para evitar ao máximo compartilhamento de objetos e reduzir o contágio da covid-19. Caso alguém não leve, haverá canetas devidamente higienizadas nas seções.

O Tribunal Superior Eleitoral informou que as regras valerão para todo o país, tanto no primeiro como no segundo turno, marcados para 15 e 29 de novembro, respectivamente. Os portões dos locais de votação serão abertos de 7h às 17h.

O TSE informou que o sistema de biometria não será adotado nas eleições deste ano, pois assim evitará compartilhamento de equipamento.

“Nós temos protocolos, um deles é: se ele [o eleitor] não higienizar a mão e estiver contaminado ele pode deixar uma contaminação na urna e o próximo vai se contaminar. Portanto, ele tem que higienizar a mão, senão não vota”, acrescentou.

https://brasil123.com.br/

Compartilhar