Efeito sanfona: por que é tão comum voltar a engordar depois de perder muito peso?

13/02/2017 10:57:05
Compartilhar

Se você há anos luta contra a balança e já tentou diversas dietas certamente conhece o efeito sanfona, ou seja, o ganho de peso rápido depois de emagrecer muito. O fato é bastante frustrante e ao mesmo tempo muito comum. Entender por que isso acontece é uma das maneiras de driblar o problema.

Em um artigo publicado no site “Daily Mail”, Sergio Diez, pesquisador da Universidade de Newcastle, Austrália, explica por que é tão difícil manter o peso depois de emagrecer. Segundo o especialista, o controle do peso é baseado no equilíbrio entre o consumo de calorias e o gasto de energia durante o dia.

Causas do efeito sanfona
Centro de controle de peso no cérebro, o hipotálamo envia sinais de fome e saciedade e se comunica com outras partes do cérebro que regulam o metabolismo, criando um complexo sistema que determina uma espécie de média de peso com a qual o corpo está acostumado e, em seguida, faz a defesa dessa média para afinar o metabolismo com o consumo de calorias.

Quando uma pessoa está acima do peso, a taxa metabólica de repouso aumenta, provavelmente para tentar evitar o ganho de quilos extras. E, quando você emagrece, acontece o oposto e o metabolismo fica mais lento.

O fator explicaria por que retornar ao mesmo estilo de vida depois do emagrecimento resulta em ganho de peso, muitas vezes mais do que antes da dieta. Apenas através da manutenção de uma rotina saudável, com restrição calórica, evitaria o efeito sanfona, segundo o pesquisador.

Como evitar o efeito sanfona
Além de manter uma rotina de alimentação saudável, a prática de exercícios é essencial para evitar o metabolismo acelerado e, consequentemente, o ganho de peso. Atividades de força são importantes para preservar a massa muscular e ajudar na manutenção da taxa metabólica de repouso.

Embora não exista dados suficientes que apontem exatamente a taxa de perda de peso em que a adaptação metabólica acontece, a grande parte das diretrizes recomenda o emagrecimento gradual e constante entre 0,5kg e 1kg por semana.

http://www.vix.com

Compartilhar