EcoModas e Rota 116 firmam parceria em defesa da Mata Atlântica

05/12/2018 10:35:22
Compartilhar

A EcoModas e Rota 116 firmaram parceria socioambiental visando unir forças para expandir ações que possam estimular a conscientização da população e, com isso, gerar resultados positivos na região serrana do Rio de Janeiro.

A Rota 116 entrou como parceiro do Projeto Socioambiental da EcoModas, o Viveiro Educandário, que consiste na reutilização de cones de linhas de costura industrial para produzir mudas nativas da Mata Atlântica cujas mesmas são usadas para preservar nascentes e matas ciliares, além de contribuir como espaço para aulas práticas de educação ambiental entre estudantes de escolas públicas e privadas.

Na cidade de Nova Friburgo, vale lembrar, são gerados cerca de 400 toneladas de resíduos têxteis mensalmente e desde 2010 os responsáveis pela EcoModas, Alex e Adriana Santos, reutilizam parte deste “lixo” para desenvolver este trabalho de amor pela natureza – que já resultou na doação/plantio de aproximadamente 20 mil mudas.

Atualmente, a EcoModas, que conta com alguns bons parceiros socioambientais, possui dois viveiros que produz árvores em cones de linhas: Um no Parque Municipal Juarez Frotté, no Cascatinha; e outro está sendo concluído no 11º Batalhão da Polícia Militar, no Centro. No total, ambos espaços ecológicos produzem cerca de 2 mil mudas ano.

O casal da EcoModas que produz calçados ecológicos deseja multiplicar viveiros pela cidade de Friburgo, pois o objetivo deles é que este projeto esteja mais próximo das escolas para que os educadores possam utilizá-los como ferramenta prática à educação ambiental, inclusive eles foram contemplados com um terreno de 1700 metros onde sonham em implantar a sede sustentável da EcoModas que terá no quintal mais um viveiro de mudas nativas.

Compartilhar