Diversidade e emoção marcam escolha do Gay do Carnaval de Friburgo

05/03/2019 09:35:33
Compartilhar

Texto: Dani Eddie / Fotos: Léo Vellozo

Um dos eventos mais aguardados da programação dos foliões em Nova Friburgo é o concurso do Gay do Carnaval. A eleição na noite da última segunda-feira (04), na Praça Dermeval Barbosa Moreira. Em sua 17ª edição, a competição elege a melhor apresentação artística da noite, além de trazer visibilidade e reforçar o respeito e a garantia dos direitos para toda a comunidade LBGT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais ou Transgêneros).

O concurso foi apresentado por Lady Coió, interpretada por Willian Ferro, que é um dos idealizadores do evento. Seu humor provocativo arrancou muitas risadas do grande público que veio acompanhar o evento.

A mesa de jurados, composta por oito membros, avaliou os quesitos: apresentação, figurino, criatividade e tempo. Cinco candidatos participaram da disputa pelo título com apresentações marcadas pelo acompanhamento de bailarinos e efeitos especiais, sem esquecer as esperadas trocas de figurino.

O primeiro candidato, Tito Eler, trouxe em sua apresentação um apelo pelo fim da violência contra mulher. Alexandre Corguinha, Samantha, já conhecido do público, fez uma homenagem repleta de saudade e emoção à sua mãe. A terceira concorrente da noite foi Roberta Vergas, com uma mensagem de combate à homofobia. Ellen Bittencourt foi a quarta a subir no palco e homenageou Elba Ramalho, Freddie Mercury e Valéria Valença. Encerrando as performances, Sophia Lorennzi trouxe a memória da cantora Clara Nunes para o concurso.

Enquanto os votos eram contabilizados, o público acompanhou as apresentações do cantor A. César e Boivi, ambos ativistas das causas LGBT. A apresentadora Lady Coió ainda escolheu, entre o público presente, duas pessoas que apoiam as causas da comunidade como “gays honorários”: Fernanda Schuenck e João Bastos. Cleusa de Fátima Ramalho foi nomeada como “madrinha gay”.

Ao final, Alexandre Corguinha ganhou o título de Gay do Carnaval 2019 e recebeu a faixa e o troféu das mãos de Martany Rangel, vencedora da edição 2018. O segundo lugar ficou com Ellen Bittencourt e o terceiro foi para Sophia Lorennzi.

Após o término do concurso, a Secretaria Municipal de Turismo e a Liesbenf fizeram a entrega dos troféus aos vencedores do Concurso Municipal de Fantasias, realizado na última quinta-feira (28), na Estação Livre. Encerrando a noite, o pop rock da banda Os Bartira sacudiu os presentes.

Compartilhar