Diocese de Friburgo celebrará o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais com formação e Santa Missa

13/05/2021 11:01:11
Compartilhar

A Pastoral da Comunicação (Pascom) da Diocese de Nova Friburgo já se prepara para celebrar o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais, sempre comemorado no Domingo da Ascenção do Senhor. Em 2021, a data será celebrada em 16 de maio, e a Mensagem do Papa Francisco para esta ocasião traz como tema: ´Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são´, proporcionando uma reflexão acerca do seguinte trecho do Evangelho segundo São João: “Vem e Verás” (Jo 1,46).

A programação da Diocese de Nova Friburgo terá início na véspera. Na manhã de 15/5, às 10h, os comunicadores são convidados a participar da formação que será aplicada por Andréia Gripp, jornalista e doutoranda em Teologia pela Puc-Rio. Em sua fala, a jornalista abordará a temática proposta pelo Papa Francisco para as reflexões desse Dia Mundial das Comunicações Sociais. O encontro acontecerá pelo Google Meet. Informações quanto à formação pelo WhatsApp: (22) 99224-8534.

Em 16/5, o 55º Dia Mundial das Comunicações será celebrado com a Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci, às 10h, na Catedral Diocesana São João Batista, em Nova Friburgo. Outras duas intenções especiais serão elevadas nesta celebração: o Aniversário Natalício de Dom Luiz Antonio Ricci e o 203º Aniversário do município de Nova Friburgo. A cerimônia será transmitida AO VIVO pelas redes sociais da Diocese de Nova Friburgo (Facebook e Youtube). Para participar desta celebração é necessário entrar em contato com a Catedral Diocesana pelo telefone: (22) 2522-2764.

Conhecendo Andréia Gripp
Andréia Gripp é jornalista. Foi coordenadora da Pascom do Regional Leste 1 da CNBB; assessora adulta da Equipe Jovens Conectados, da Conferência Episcopal Pastoral para a Juventude; coordenadora de jornalismo do jornal Testemunho de Fé, da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, e coordenadora de comunicação da Província Carmelitana de Santo Elias. Atualmente é doutoranda em Teologia Pastoral pela Puc-Rio, pesquisando Fé e Cultura Digital, e membro do GRECOM – Grupo de Reflexão sobre Comunicação da CNBB.

Dia Mundial das Comunicações Sociais
O Dia Mundial das Comunicações Sociais foi celebrado pela primeira vez em 7 de maio de 1967. Na ocasião a Mensagem do Papa Paulo falava a respeito dos meios de comunicação social. Tratava-se de algo solicitado pelo Concílio Vaticano II, quando a Igreja, levando em consideração as profundas transformações da sociedade e avanços na área tecnológica em todos os setores, entendeu que, a respeito da comunicação, não bastava apenas a profissionalização e competência técnica no uso dos meios, mas o compreender a evolução da comunicação, nas suas mais variadas expressões.

A fim de colocar em prática as recomendações já mencionadas, a Pontifícia Comissão, após receber o parecer de presidentes de Comissões Episcopais, em 1964 e 1965, sobre como aplicar o que foi estabelecido no decreto Inter Mirifica n.18, criou o Dia Mundial das Comunicações Sociais (em 1966), com a aprovação do Sumo Pontífice. E no dia 7 de maio de 1967 celebrou-se, no mundo inteiro, o 1º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Compartilhar