Dicas para não engordar durante a quarentena

02/04/2020 12:41:44
Compartilhar

Não há dúvidas de que o isolamento social afeta nosso psicológico. A mudança repentina na rotina de muitos brasileiros fez com que várias áreas da vida sofressem alterações, e alguns já sentiram a diferença na balança.

Enquanto o ganho de peso pode não ser a preocupação de muitos no momento, se alimentar de forma saudável e praticar exercícios não é só estética, os hábitos também influenciam na saúde e na imunidade.

Dicas de como manter o peso durante os dias da quarentena:

1. Planeje os horários de suas refeições

Assim como faria se estivesse mantendo suas atividades fora de casa, busque organizar uma rotina para o seu dia e se alimentar sempre nos mesmos horários.

Seguir um cronograma também ajuda a diminuir a ansiedade com a situação atual e é uma ótima técnica para estruturar o dia a dia com crianças.

2. Mova o corpo, mesmo se não for como antes 

Se sua rotina de atividades físicas era intensa, é normal que o ritmo diminua sem a possibilidade de ir à academia ou, por exemplo, correr na rua. Mas qualquer atividade é melhor do que nenhuma: aposte nos aplicativos de treino e dê uma chance aos circuitos feitos só com o peso do corpo ou com acessórios como elásticos.

3. Faça escolhas alimentares de acordo com o dia da semana

Quem vive o home office, sabe: dá muito mais vontade de “beliscar” alimentos gostosos no conforto da nossa casa, quando sabemos exatamente o que tem na geladeira. Por isso, a dica é tentar estabelecer um dia certo para as guloseimas, como o fim de semana ou, ao menos, limitar o consumo a apenas algumas vezes na rotina.

4. Teste novos treinos
Se a ioga sempre ficou para depois porque a musculação era prioridade, agora é hora de se aventurar em outras modalidades. Dá para seguir passos em vídeos de dança e queimar muitas calorias e até aliviar as dores nas costas com posturas de ioga.

5. Planeje o cardápio da semana
Para comer melhor e evitar o desperdício, faça um planejamento de refeições com o que tem em casa, usando os mesmos ingredientes para diferentes pratos e priorizando opções naturais. Também vale usar o tempo para experimentar novas receitas e adicionar sabores novos à sua rotina alimentar.

6. Crie uma rotina de treinos

Para que o corpo e a mente se beneficiem, é necessário criar um cronograma de treinos, assim como seria na academia. Estabeleça uma meta de pelo menos 3 vezes na semana para que os resultados sejam progressivos.

7. Curta cada refeição

Quando a rotina está cheia de compromissos, é normal darmos uma garfada atrás da outra, sem prestar muita atenção ao prato. Focar no alimento consumido é uma das formas de se relacionar melhor com a comida. “Aproveite que tem mais tempo, faça suas refeições com calma, saboreie cada alimento e dedique atenção aos seus sinais de fome, sede e saciedade.

8. Estabeleça metas – mesmo que pequenas

Pode ser fazer mais abdominais do que na semana passada ou beber dois litros de água por dia: o importante é manter a motivação. Escreva seu objetivo e o que você precisa fazer para conseguir alcançá-lo. Essa cobrança já é positiva para sua saúde.

9. Mantenha o foco no que está fazendo

Enquanto come, evite fazer outras atividades paralelas, como deixar a televisão ligada. Coloque uma música suave em volume baixo ou aproveite o tempo à mesa para conversar com a sua família.

10. Seja firme com o horário do treino

Se para muitos de nós a preguiça já bate quando estamos na academia, em casa, tudo vira desculpa para não praticar exercícios. Avise sua família ou com quem mora com você sobre o horário que quer dedicar aos treinos. Assim, há menos chances de o interromperem com coisas que podem ser resolvidas sem a sua ajuda.

Compartilhar