Dicas para aproveitar o Carnaval com as crianças

24/02/2017 12:38:37
Compartilhar

Não é só a fantasia que garante nota 10 no Carnaval com as crianças. Os pais ou acompanhantes dos pequenos devem ficar atentos a uma série detalhes importantes para que essa festa tão esperada seja realmente um momento de descontração e alegria.

Veja sobre alguns cuidados que vão garantir tranquilidade e animação dos pequenos foliões e suas famílias.

1 – Ambiente/Segurança

É comum, na emoção do Carnaval, algumas pessoas deixarem de lado a segurança dos pequenos. É muito fácil perder de vista uma criança em um aglomerado de pessoas. Por isso a importância de um ambiente apropriado pra elas. Se a família optar por um local com muitos adultos, a orientação é deixar as crianças um pouco mais afastadas da confusão, assistindo tudo a uma certa distância para minimizar os riscos.
Dê preferência a blocos e eventos planejados para crianças, reunindo famílias com o mesmo propósito. 

Outra recomendação importante das especialistas é identificar a criança com seu nome e também com os nomes dos pais e telefones de contato. Se não tiver a pulseira de identificação, vale uma identificação à caneta, no próprio antebraço da criança.

Recomenda-se que os pais marquem algum ponto de encontro, no caso da criança se perder. A família deve combinar este local assim que chegarem à festa. Ela acrescenta ainda que o ideal é dar preferência a um ponto tranquilo e de fácil acesso.

Tirar uma foto da criança antes de sair de casa também ajuda a lembrar os detalhes da roupa e pode servir para divulgação e localização da criança em caso de desaparecimento.

2 – Alimentação
A intoxicação alimentar é muito comum no verão e o problema, muitas vezes, está relacionado ao transporte e armazenagem dos alimentos. Neste cenário, Evite as comidinhas que podem se estragar com o calor, como presunto e queijo. Nessas horas um biscoitinho funciona bem.

O mais importante é cuidar da hidratação. Os pais devem levar e oferecer muito líquido. Vale usar e abusar: água, água de coco, suco, tudo sempre muito fresquinho.Leve água de casa, caso não se saiba a procedência da água em outros locais. Se tiver uma sacolinha térmica, é interessante guardar os alimentos nela. 

3 – Calor
Além dos malefícios para a pele, o excesso de sol pode causar insolação e levar a criança à desidratação. Recomenda-se dar preferência a locais sombreados e não esquecer de levar um filtro solar na bolsa.

No caso de estarem em um local com mosquitos é recomendado o uso de repelentes apropriados às crianças. Não precisa passar no corpo todo, apenas nas partes expostas. Caso haja necessidade de utilizar o protetor solar e o repelente, o indicado é passar primeiro o filtro.

4 – Espumas em spray, confetes e serpentinas
As espumas em spray são muito atrativas e, na maioria das vezes, não sabermos a sua procedência. Em sua composição existem substâncias que podem causar reações alérgicas e irritações na garganta e nos olhos dos pequenos. Para evitar qualquer tipo de problema. Recomenda-se utilizar os tradicionais confetes e serpentinas de papel; que são muito divertidos e oferecem menos riscos.

É interessante estar atenta também em relação ao uso das tintas e maquiagens nos pequenos. As crianças acabam colocando tudo na boca. Por isso, a importância de darmos preferência aos produtos próprios para os pequenos.

5 – Estímulos sonoros e luminosos

É importante os pais saberem se as músicas que vão tocar no local são adequadas às crianças, evitando conteúdo impróprio e coreografias sensualizadas. Proteger a criança desses conteúdos depende da educação e cultura dos pais. 

O som alto demais pode afetar o tímpano da criança, dependendo da proximidade que ela estiver da caixa de som. O estímulo sonoro e luminoso excessivo pode deixá-la agitada e alterar, inclusive, sua rotina do sono. Ficar atento aos sinais de estresse e cansaço da sua criança é uma dica valiosa. Não insista em permanecer na festa com seus pequenos se eles apresentarem sinais de que não aguentam mais. 

6 – Fantasias
Conforto, facilidade e criatividade são alguns itens que devem ser levados em conta na hora de escolher as tão esperadas fantasias.  Porém o alerta os pais em relação ao calor. Roupas inadequadas ao clima: que cubram demais a criança ou com tecido muito espesso podem facilitar a desidratação pelo suor excessivo. É importante ter isso sempre em mente.

http://financasfemininas.uol.com.br/

Compartilhar