Dicas fáceis e caseiras para cuidar da pele em casa

22/06/2020 11:12:36
Compartilhar

Durante a quarentena, os cuidados com a pele podem ficar um pouco desleixados, já que clínicas de estética e consultórios dermatológicos ainda não retomaram as atividades completamente. Felizmente, há maneiras simples, rápidas e baratas de manter a pele suadável enquanto a vida não volta ao normal.

Veja alternativas caseiras para manter o rosto saudável sem precisar sair de casa:

Maquiagem com efeito de preenchimento
O preenchimento com ácido hialurônico funciona como um jogo de sombra e luz, que realça e destaca partes do rosto. Hoje, várias técnicas de maquiagem alcançam o mesmo efeito que o preenchimento, adicionando brilho e cor à pele. Um blush, por exemplo, pode dar um aspecto mais rosado e saudável ao rosto. Com maquiagem, também é possível afinar um pouco o nariz, jogando contornos nas laterais e iluminando a área central.

Hidratação
Tenha um bom hidratante para a pele em casa. Ele é o responsável por manter a textura da derme sempre bonita, diminuindo rugas e o aspecto de ressecamento. Escolha um produto que seja de boa qualidade, dermatologicamente testado e adequado para o seu tipo de pele.

Esfoliação
Importante para renovação da pele e, também, para remover células mortas do rosto, o processo deve ser feito a cada 15 dias para melhorar a oleosidade e retirar impurezas. Mas atenção: esfoliantes caseiros não são totalmente recomendados, pois podem causar alergias e ressecamento, além de existir o risco dos ingredientes mancharem a pele quando expostos ao sol.
Alguns ingredientes frequentemente usados em receitas caseiras populares na internet, como o sal grosso e o açúcar cristal, podem agredir a pele, uma vez que as partículas esfoliantes são pontiagudas demais. Por isso, a maneira mais segura para esfoliar a pele é utilizar produtos específicos recomendados por dermatologistas, que podem ser encontrados em farmácias ou feitos por manipulação com prescrição.

Máscaras clareadoras
Existem máscaras caseiras que podem ser usadas para uniformizar o tom da pele. Quanto mais uniforme a cor da pele do rosto, melhor o aspecto e a aparência jovial. Confira uma receita caseira.

Máscara caseira para clarear e melhorar acne
O melhor horário de utilizar a misturinha é antes de dormir, já que é um horário onde não há contato com o sol, que pode causar o aparecimento de manchas. Para um resultado mais rápido, procure usar a máscara ao menos duas vezes por semana. Em casos mais extremos, faça em dias intercalados. Simples de preparar, a mistura é indicada para qualquer tipo de pele.

Ingredientes

2 (duas) colheres de sopa de borra de café

1 clara de ovo batida em neve

1 ou 2 gotas de óleo de gerânio ou de amêndoas

Modo de preparo
Misture todos os ingredientes até obter uma pasta com aspecto arenoso. Antes de tomar banho, aplique essa mistura no rosto e tome cuidado para não esfregar a área dos olhos. Faça movimentos circulares, controlando a força para não agredir a pele. Na área dos olhos, aplique a máscara com bastante cuidado. Deixe agir por 10 minutos. Em seguida, retire a máscara com água em temperatura ambiente (morna ou aproveitando a água do banho). Seque o rosto com cuidado e aplique o creme que você usa normalmente. Se a sua pele for oleosa, use cremes que não utilizem óleos em sua composição.

https://extra.globo.com/

Compartilhar