Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado no domingo

12/06/2020 18:52:39
Compartilhar

No domingo (14) será comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Além da campanha de conscientização, o dia 14 de junho serve ainda para agradecer a todos que se voluntariam numa rede de solidariedade com o objetivo de salvar vidas, visto que as doações fortalecem os que, diariamente, precisam dessas para sobreviverem.

Diante da necessidade de manter os estoques e a rede abastecida de sangue, o Ministério da Saúde orienta à população que as doações de sangue devem continuar acontecendo neste momento em que o país registra casos e óbitos por coronavírus.

Pessoas com anemias crônicas, acidentes que causam hemorragias, complicações decorrentes da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves, continuam ocorrendo. Ou seja, o consumo de sangue é diário e contínuo.

A doação de sangue é segura, não havendo riscos para quem doa. O Hemocentro Regional está disponibilizando condições de lavagem de mãos, uso de antissépticos e acolhimento que minimizem a exposição a aglomerado de pessoas. Cuidados com a higienização das áreas, instrumentos e superfícies também têm sido intensificados.

O Hemocentro Regional Enfermeira Cassia Viviane Kale Martins está recebendo doações por meio de marcação de hora e data, por telefone. Os doadores devem ligar para o número (22) 2523-8084. O Hemocentro funciona anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã, no Centro.

Compartilhar