Dia Internacional do Riso: conheça os benefícios de sorrir

18/01/2021 11:37:00
Compartilhar

O ato de rir pode ajudar no nível imunológico, digestivo ou cardíaco

Sorrir além de tornar o mundo mais atrativo e alegre também faz bem para a saúde. Quando damos risada, nosso cérebro libera serotonina e endorfina, hormônios responsáveis por gerar sensações de bem-estar, prazer e alegria. Além disso, esse hábito pode trazer diversos benefícios sociais e para a saúde.

Só tem coisa positiva, não tem contraindicações. É algo ativado desde que nascemos. Estudos mostram que mesmo os bebês conseguem reconhecer sorrisos e responder de volta desde os primeiros meses de vida.

O riso costuma ser uma expressão facial da felicidade, e destaca que ele não deve ser deixado de lado mesmo com o uso das máscaras de proteção contra o coronavírus.

É um demonstrativo externo de um bem estar subjetivo, ou uma reação espontânea a um estado de contentamento interno. Socialmente, sorrir pode demonstrar empatia, acolhimento, respeito e reciprocidade. É algo que mesmo com a máscara facial podemos exercer com os nossos olhos, para transmitir esta interação.

Sorriso sincero
Para trazer benefícios o riso precisa ser genuíno e sincero. O sorriso não pode ser apenas um exercício da musculatura da boca, um sorriso forçado. Ele deve vir acompanhado da sensação interna, uma conexão entre o que você está sentindo e o que o corpo está expressando.

Nos momentos difíceis uma forma de encontrar motivos para sorrir é focar nas pequenas coisas que fazem se sentir bem.

Os benefícios de sorrir​​

Diminui o estresse – Dar risadas pode contribuir para a diminuição do hormônio do estresse (cortisol)

Sensação de prazer e relaxamento – Rir possibilita uma sensação de prazer que pode liberar neurotransmissores em nosso cérebro, propiciando um estado de relaxamento e diminuição da tensão

Relações sociais – O sorriso espontâneo gera empatia e pode contribuir para estabelecer relações sociais e torná-las mais sólidas

Reduz risco de algumas doenças – Ao provocar sensação de bem-estar, rir diminui o risco de doenças psicossomáticas, nas quais o corpo responde a causas emocionais. Doenças de pele, alergias e gastrite são exemplos de condições que podem ter relação com sintomas psicológicos

Mais atenção – Alguns estudos apontam benefícios do riso para a atenção, menor ansiedade e uma melhora do aprendizado

Metabolismo – Algumas evidências iniciais sugerem que sorrir pode impactar em um melhor controle metabólico, o que poderia contribuir para uma menor complicação cardiovascular e da diabetes

Menos dor – O riso é utilizado como terapia em hospitais oncológicos, principalmente infantis, como uma forma minimizar a dor dos pacientes internados.

https://extra.globo.com/

Compartilhar