Dia da gratidão: cultive boas memórias e sentimentos

06/01/2021 13:37:37
Compartilhar

Além da data comemorada no Brasil, há também o Dia Mundial da Gratidão, o qual se comemora em 21 de setembro

No dia 6 de janeiro é comemorado no Brasil o Dia da Gratidão. Neste sentido, é um convite a celebrarmos a gratidão como estilo de vida. Ou seja, dia de expressar nossos sentimentos bons por lembrarmos tudo o que nos agrega e traz alegria às nossas vidas e em nossos corações. A exemplo, para nossa família, nossas conquistas diárias, nossa saúde.

O que é gratidão
Por isso, a gratidão é um sentimento que significa reconhecimento. Do mesmo modo, é a expressão de uma emoção por alguém que nos fez uma ação positiva, que nos ofereceu uma ajuda. Ser grato é uma forma de agradecer a outra pessoa por um gesto ou palavra que nos ajudou num momento em que precisávamos. A gratidão reúne outros sentimentos que entendemos como positivos. Por exemplo, amor, reciprocidade, fidelidade, espírito de amizade e outros.

O ato de agradecer tem o poder de transformar as nossas vidas. Devemos expressar gratidão por tudo o que somos e temos, pelas oportunidades, pelos desafios e aprendizados.
Essa é a melhor maneira para alcançarmos a plenitude de uma vida feliz, independentemente das circunstâncias.

Benefícios da gratidão
Sempre que reconhecemos acontecimentos, gestos, palavras ou pequenos detalhes do cotidiano como “dignos de nota” e gratidão, nosso cérebro reage, aumentando o nível de dopamina — neurotransmissor responsável, dentre outras funções, pela sensação de bem-estar, humor e prazer. Por consequência, quanto maior a liberação de dopamina, mais satisfeitos e felizes nos sentimos.

Ter gratidão como proposta para a vida pode diminuir o estresse e melhorar a sensação de bem-estar e prazer. Isso porque ela promove a mudança na forma como vemos as coisas e traz diversos benefícios para o nosso dia a dia.

O Nova Friburgo em Foco é extremamente grato por todos os projetos realizados. Todos os dias, temos muita gratidão por um um trabalho repleto de amor e carinho.

Se você parar para analisar vai perceber que tem muitos motivos para agradecer. Ter saúde, ter um trabalho, ter amigos, um lar… são muitos os motivos. E você já agradeceu hoje?

Compartilhar