Dezembro Verde conscientiza sobre o abandono dos animais

07/12/2020 11:30:38
Compartilhar

O mês de dezembro é o período das festividades natalinas e de fim de ano, porém além disso, a campanha de conscientização do combate ao abandono e os maus tratos contra animais é realizada. O Dezembro Verde vem para conscientizar a população do país sobre o abandono animal e promover a importância do animal de estimação. Apesar de ser crime, diversos animais ainda são abandonados no Brasil.

Esta ação ocorre neste mês devido ao aumento do número de abandono de animais no período de dezembro a fevereiro, quando acontecem as férias. A escolha da cor verde é devido à questão ambiental que está relacionada aos animais.

Podemos dizer que [o sofrimento dos animais abandonados] é semelhante ao sofrimento humano, especialmente pelo fato de o animal criar laços com as pessoas com quem convivia, ligação que também já é apontada em pesquisas.

Além disso, o ambiente de rua muitas vezes expõe os animais ao frio e à fome, além do contato com pulgas, vermes e carrapatos. Esse contato facilita a disseminação de doenças que podem, inclusive, chegar a humanos.

O abandono de animais é crime e o infrator pode sofrer penalidades previstas na Lei de Crimes Ambientais (lei federal 9.605/1998) e na Lei 14.064/20 conhecida como Lei Sansão, que aumenta a pena de quem maltratar ou praticar abusos contra cães e gatos. A norma, determina que a prática de abuso, maus-tratos, ferimento ou mutilação a cães e gatos será punida com pena de reclusão, de dois a cinco anos, além de multa e proibição de guarda.

Compartilhar