Detran-RJ prorroga prazo de licenciamento para todas as placas

30/10/2020 11:31:51
Compartilhar

Donos de veículos têm agora até 30 de novembro para retirar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) 2020. Departamento recomenda que motorista baixe o documento digital, válido em todo o país.

O Detran-RJ prorrogou para o dia 30 de novembro o fim do prazo do licenciamento anual de 2000 —para todas as placas.

Com a ampliação, os motoristas ganharam mais um mês para retirar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) 2020 — seja ele físico, impresso nas unidades do departamento, ou digital, pelo aplicativo.

CRLV digital
O Detran-RJ orienta proprietários de veículos a baixar o CRLV digital, que substitui o documento em papel obtido no órgão.

O procedimento é feito pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito do Denatran, disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS.

O documento digital pode ser acessado em até cinco dispositivos como celulares ou tablets.

Basta estar em dia com o pagamento da Guia de Recolhimento de Taxas (GRT), que pode ser emitida no site do Bradesco, e do seguro obrigatório (DPVAT), disponível no site da seguradora Líder.

O primeiro passo é se registrar, pelo próprio aplicativo, no gov.br, que é o cadastro do governo federal para documentação em geral. Nele, o motorista também pode baixar a CNH Digital, válida em todo o território nacional.

1-Instale o aplicativo CDT – Carteira Digital de Trânsito no seu celular
2-Na tela seguinte, informe CPF e selecione “Próxima”
3-Na próxima tela, crie uma conta e, após criá-la, retorne ao aplicativo e clique em “Entra com gov.br
4-Baixe o CRLV Digital
5-Faça o login
6-Selecione “Veículos”
7-Informe o número do Renavam e o Número de segurança do CRV (é o antigo DUT, com 12 caracteres)
8-Selecione “Incluir” e estará pronto o seu CRLV Digital.

O número de segurança do CRV (Certificado de Registro do Veículo) está disponível somente neste documento, que também é conhecido como documento de compra e venda ou antigo DUT (Documento Único de Transferência). Está localizado na parte superior direita do documento.

Em alguns casos também é preciso acrescentar um zero antes do número de segurança que consta no CRV para completar os 12 dígitos exigidos no aplicativo do governo federal.

Licenciamento vencido
Caso o veículo seja abordado numa operação de fiscalização do Detran.RJ, o proprietário terá sete dias úteis para regularizar a situação. Se o licenciamento for realizado nesse período, o auto de infração é cancelado.

Caso não seja realizado dentro do prazo, além da cobrança da multa, entrará uma restrição no prontuário do veículo, que poderá ser removido caso seja parado em uma nova operação de fiscalização do órgão.

Emissão em unidades do Detran
Para emitir o CRLV em uma das unidades do Detran, é preciso agendamento prévio pelo site www.detran.rj.gov.br ou pelos telefones (21) 3460-4040, 3460-4041 e 3460-4042.

Compartilhar