Detran-RJ muda validade de documentos de carro com GNV; confira alterações

13/11/2019 12:49:01
Compartilhar

por https://extra.globo.com/

O Detran-RJ alterou esta semana o tipo de documentação aceitar para os carros movidos a Gás Natural Veicular (GNV). Desde a última segunda-feira (dia 11), o órgão passou a validar apenas Certificados de Segurança Veicular (CSV) feitos no mesmo ano em que o licenciamento anual é realizado. Ou seja, agora, uma nova licença do uso do GNV é exigida a cada ano. Uma brecha no sistema vinha permitindo que os motoristas utilizassem o mesmo documento por dois anos, licenciando o carro duas vezes sem repassar pelos testes de segurança.

O entendimento que era utilizado pelo Detran-RJ permitia o seguinte mecanismo: um motorista podia emitir o CSV em julho, por exemplo, e o licenciamento anual deste ano em agosto. Em 2020, o mesmo condutor poderia renovar a documentação do carro até julho, ainda que documento do GNV só tivesse mais alguns dias de validade — ficando até o ano de 2021 irregular, sem qualquer fiscalização.

Com a alteração, todas as vezes que um licenciamento anual for emitido pelo Detran-RJ, será cobrado um novo CSV.

GNV nas ruas
A frota no Estado do Rio é de mais de 7,4 milhões de veículos, segundo dados do Detran-RJ de outubro. Já os que utilizam o combustível superam a barreira de 1,4 milhão — o equivalente a quase 20% do total. Segundo a Associação dos Organismos de Inspeção Veicular do Rio (Assinsp/RJ), no universos pesquisado de 123 mil veículos rodando pelo estado, 39% estão com a documentação irregular.

Anualmente, para o licenciamento dos veículos que utilizam o Gás Natural Veicular como combustível será exigida a apresentação de novo Certificado de Segurança Veicular – CSV.

Compartilhar