x
Publicado 18/07/2016 10:45:52

Descubra se você tem perfil de empreendedor

Muitas pessoas sonham em abrir o seu próprio negócio, mas nem todas nascem com o chamado “espírito empreendedor”. É preciso reunir habilidades e características para gerir uma empresa e conduzi-la ao sucesso. Mais do que isso: para empreender é necessário ter um perfil diferenciado, que maximize as chances de vencer no dinâmico e competitivo mercado atual. Quer saber se você é um empreendedor com “E” maiúsculo? Descubra se você tem tudo que é necessário para empreender de verdade!

CORAGEM E OUSADIA
Um bom empreendedor deve ter coragem e ousadia para enfrentar desafios. Além disso, é necessário que ele esteja disposto a correr riscos, pois parafraseando o senso comum, no mundo empresarial “quem não arrisca não petisca”. A falta de arrojo é uma das principais responsáveis pela estagnação e taxa de mortalidade de pequenas empresas. Sendo assim, o empreendedor que deseja vencer precisa ter a ousadia de inovar e a coragem de arriscar novos caminhos.

BOA COMUNICAÇÃO
Um bom empreendedor é aplicado quando o assunto é conseguir informações de clientes, fornecedores e concorrentes, podendo até mesmo consultar especialistas para a função. Além disso, comunicam-se com clareza, usam o poder de persuasão e adotam discursos envolventes, adequando a linguagem de acordo com o seu público. Como se não bastasse, um empreendedor campeão usa a linguagem corporal a favor da comunicação, sempre mantendo o olho no olho, a postura aberta e os gestos firmes!

VISÃO EMPREENDEDORA
Ter visão empreendedora é saber reconhecer e aproveitar as oportunidades, seja porque identificou maiores chances de sucesso em outro nicho ou porque está diante de uma necessidade. Por exemplo, se o empreendedor nato fica desempregado, ele reage criando e aproveitando oportunidades, isto é, convertendo momentos de crise em chances de crescimento.

COMPROMETIMENTO
Se o profissional não for comprometido, de nada adianta ser criativo, arrojado, ter uma boa comunicação e uma visão empreendedora. Os empreendedores precisam trabalhar arduamente, sendo exemplos para os demais funcionários e, muitas vezes, sacrificando seus momentos de lazer e de descanso para consolidar a empresa. Outro ponto importante é acompanhar o negócio de perto e não delegar essa função a outras pessoas. Sua empresa só vai ser saudável, sustentável, sólida e longeva se você ficar de olho no crescimento dela, identificando e corrigindo eventuais falhas que possam surgir no meio do processo.

CAPACIDADE DE LIDERANÇA
Os empreendedores bem-sucedidos carecem de talento para a tomada de decisões e liderança de equipes. Nesse sentido, é indispensável saber gerenciar não só projetos, como também pessoas e, para fazer isso, é crucial que o gestor seja ético, responsável, autoconfiante e agregador.

ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO
Empreendedor que não sabe aonde quer chegar, não chega a lugar algum. Para empreender é preciso saber planejar, definir metas, prazos, criar estratégias, calcular riscos, fazer projeções financeiras, estudar a concorrência e conhecer o mercado. Além disso, os bons empreendedores são organizados, especialmente no que diz respeito a documentos e pagamentos. Mas se ainda te falta algum desses atributos, saiba que sempre é tempo de desenvolver novas habilidades e competências empreendedoras.

Fonte: http://manualdohomemmoderno.com.br/