Descubra como usar soro fisiológico para embelezar os cabelos

16/04/2016 19:26:14
Compartilhar

Tudo começou quando a atriz Juliana Paes revelou que aplicar a solução nos fios transforma o visual – um truque aprendido por ela com a amiga Cleo Pires. As musas garantem que, ao investir no soro para enxaguar os fios, o resultado são mechas mais poderosas e com balanço. Será que funciona?

O soro fisiológico é uma solução salina esterilizada, tradicionalmente utilizada com o propósito derepor o sal no organismo em casos de desidratação severa, decorrente de episódios de diarreia e vômito, por exemplo. Sua utilidade, porém, não se restringe somente a isso.

A solução também possui serventia na higienização nasal em caso de gripes, alergias e resfriados, na limpeza de feridas e no enxague de lentes de contato. O benefício do soro para o cabelo, contudo, não é comprovado. A utilização do produto nos fios é mais um truque caseiro.

Essencialmente, o soro é apontado como favorável aos cabelos por conta dos ingredientes presentes em sua composição. Principalmente porque o pH – ou nível de acidez – dele é muito parecido com o do nosso organismo. Portanto, não há nenhum tipo de contraindicação no uso.

O que os defensores da solução salina sugerem é que ela ajuda a reequilibrar o pH natural dos cabelos, que muitas vezes sofre alterações por conta da exposição a diversos fatores externos danosos. Essa alteração seria a grande responsável por alguns dos probleminhas mais comuns relacionados aos fios: ressecamento, frizz e opacidade.

Neste cenário, o soro fisiológico ajudaria a reverter os incômodos ao ser absorvido pelos fios. O resultado do reequilíbrio do pH seriam fios mais macios e bonitos. Já que não há nenhum tipo de contraindicação, é válido experimentar.

Mas é também importante lembrar que o uso da solução não dispensa o uso de outros cosméticos hidratantes, adequados especialmente para o seu tipo de cabelo. Afinal, o soro não é um produto idealizado para as madeixas.

Hidratação com soro fisiológico caseiro

Se você deseja lançar mão do soro para embelezar as madeixas, o ideal é começar aplicando o produto uma vez por semana no enxague dos fios. Não é necessário nem comprar a solução pronta, você pode também fazer uma versão caseira, misturando um litro de água, 3,5g de sal e 20g de açúcar.

O tratamento é bem simples: basta aplicar o shampoo e o condicionador e utilizar a solução ao fim da lavagem, para enxaguar e retirar completamente os cosméticos do cabelo. Você também pode potencializar sua hidratação semanal com o soro fisiológico usando uma máscara nutritiva à base de óleo de argan ou manteiga de karité.

Neste caso, o ideal é aplicar o soro, aguardar dez minutos e aplicar a máscara. Por fim, basta deixar a mistura no cabelo por mais dez minutos, enxaguar e curtir o resultado final.

Compartilhar