Dermatologistas aprovam técnicas ‘Low/No Poo’, com pouco ou nada de xampu

18/05/2016 11:15:42
Compartilhar

Encher o cabelo de xampu, fazer muita espuma e sair do chuveiro com os fios super perfumados. O ritual que para muita gente é visto como sinal de limpeza — e, até, repetido diariamente — pode prejudicar a saúde dos cabelos. Para minimizar os danos, duas técnicas surgiram apostando no uso restrito ou nulo do produto: “Low Poo” (pouco xampu) e a “No Poo” (nenhum xampu). A moda, que começou em Nova York, já faz a cabeça das brasileiras. E tem aval de dermatologistas.

— As substâncias usadas para fazer espuma removem a proteção lipídica. Isso causa ressecamento e estimula as glândulas sebáceas a produzirem mais gordura, aumentando a oleosidade — explica a dermatologista Vanessa Metz.

No caso do Low Poo, a lavagem é feita com substâncias mais leves, que não agridem a fibra capilar, e, normalmente, têm bases naturais, como coco, açaí, macadâmia, camomila. A técnica prega substâncias mais naturais, como o anfótero, que limpa o couro cabeludo sem sensibilizá-lo.

Fica a dúvida para os desconhecedores: a técnica, afinal, deixa o cabelo sujo? As dermatologistas dizem que não.

— Isso não significa deixar o cabelo sujo, apenas usar menos quantidade da substância que faz a espuma, o lauril sulfato de sódio — diz Vanessa.

 A técnica “mais radical”, a No Poo, deve ser pensada junto de um dermatologista, já que pode provocar bactérias e fungos no cabelo:

— Recomendo muito cuidado para quem quer aderir a esta técnica. O cabelo precisa, sim, de lavagem! A limpeza é fundamental para retirar o sebo da raiz, que, sem higienização, pode provocar causar feridas, caspa, dermatite seborreia e até psoríase.



Compartilhar