Defesa Civil atualiza Plano de Emergência para enfrentamento das chuvas de verão no estado

03/09/2020 09:57:16
Compartilhar

O governador em exercício Cláudio Castro quer lançar, em 30 dias, um novo plano de prevenção e contingência para desastres naturais, que inclui desassoreamento de rios e canais e atuação integrada de diversos órgãos. O tema foi tratado nesta quarta-feira, 2/9, em reunião entre o governador em exercício, secretários e técnicos das áreas envolvidas.

Estiveram presentes os secretários de Estado de Defesa Civil e Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Roberto Robadey; de Planejamento e Gestão, Bruno Schettini; de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Cristiane Lamarão; e a presidente do Inea, Diane Rangel.

“É fundamental atuarmos na prevenção e termos um plano detalhado para uma resposta rápida e coordenada das ações, envolvendo as diversas áreas do estado e as prefeituras”, destacou Cláudio Castro.

Durante o encontro, o coronel Robadey apresentou ao governador o Plano de Emergência do Estado, que é atualizado anualmente, com estratégias para otimizar as ações de prevenção, resposta e recuperação a emergências e desastres. Ele é o ponto de partida para a tomada de ações, a partir de cenários de risco e fixação de protocolos para minimizar danos e prejuízos. A Defesa Civil Estadual também mapeou as áreas com maior suscetibilidade a inundações no estado, com base em dados dos últimos 23 anos.

Na reunião, Cláudio Castro defendeu que o plano seja ampliado, com a mobilização dos prefeitos e o lançamento de um hotsite para facilitar a comunicação com os cidadãos. O plano deve incluir uma atuação integrada e articulada com os demais órgãos da gestão estadual e com os 92 municípios fluminenses.

“Todos os anos, a Defesa Civil revisa o plano de emergência do Estado, contemplando os vários tipos de desastres, inclusive aqueles relacionados às chuvas. Combinamos de montar um grupo de trabalho para revisar o plano do ano passado e detalhar, aperfeiçoar. Também vamos difundir mais esse trabalho no governo, em outras secretarias. O governador determinou que as outras secretarias estejam verdadeiramente engajadas em rever esse plano”, afirmou Roberito Robadey.
Além desse plano da Defesa Civil, foram apresentadas também ao governador as ações de limpeza e desassoreamento de rios e canais no estado, por meio do Programa Limpa Rio, executado pela Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade e pelo Inea, com investimentos previstos de R$ 47,7 milhões. Os recursos são do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam).

Compartilhar