DEAM de Friburgo é a que mais prende entre as unidades do mesmo porte no Estado do Rio

22/10/2020 17:55:23
Compartilhar

Eficiência, agilidade… A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) em Nova Friburgo, voltou a ficar em 1º lugar entre as unidades similares com até 200 registros de ocorrência em todo o estado do Rio no mês de setembro. A primeira colocação – fato que já havia ocorrido anteriormente – foi resultado das 8 prisões efetuadas pela equipe de policiais durante o período.

No levantamento, a DEAM de Friburgo realizou 8 prisões em setembro, enquanto as unidades de Volta Redonda fez 5 prisões; Campos, 4; São João de Meriti, 3; Belford Roxo, 2; Niterói, 2; Cabo Frio e Angra dos Reis, 0.

O levantamento mensal é feito pela Secretaria Estadual de Polícia Civil. O bom resultado alcançado pela DEAM de Nova Friburgo, chefiada pela delegada Carla Ferrão, é fruto de trabalho de inteligência, monitoramento e aproximação com as vítimas que procuram auxílio na unidade.

“Passamos a atuar com mais intensidade na seara da inteligência policial. Trabalhamos com análise de vínculos, monitoramento de redes sociais, diligências de local, dentre outras. Consideramos que houve uma equalização entre a atuação administrativa e a operacional. Isso vem a ser demonstrado na quantidade de prisões em flagrante que estamos realizando. Em razão da natureza dos delitos que investigamos, a DEAM se fez mais próxima das vítimas, atuando interna e externamente”, destaca a delegada Carla Ferrão.

E acrescenta: “Estreitamos nossos laços com o CREM e com o CREAS, pois não nos basta apenas prender o autor do crime e esquecer o trauma sofrido pela vítima. Por isso, as vítimas são encaminhadas aos referidos órgãos a fim de que recebam auxílio jurídico, social e psicológico”, afirma.

A delegada ainda afirma que “os servidores da DEAM se qualificam, periodicamente, realizando os cursos que são oferecidos pelo DGPAM em convênio com a ACADEPOL, voltados as nossa área de atuação”.

Para denunciar crimes contra a mulher em Nova Friburgo, a população pode entrar em contato com a DEAM pelo telefone (22) 2533-1694. A delegacia especializada fica na Avenida Presidente Costa e Silva, 1051, anexa à 151ª DP.

Compartilhar