x
Publicado 28/05/2018 10:51:01

De Nova Friburgo para o mundo: EcoModas torna-se notícia na Austrália

Confira a matéria que envolve a EcoModas e traduzida para português:

Em meio ao que alguns jornais estão chamando de crise da Reciclagem Australiana, nos voltamos para uma pequena empresa brasileira localizada no Arranjo Produtivo Local (APL) da Nova Friburgo para inspiração. A EcoModas, fundada em 2010 pelo casal Adriana e Alex Santos, traz uma visão altamente enraizada na sustentabilidade ambiental. A empresa é conhecida pela reutilização de material considerado lixo industrial, como resíduos têxteis e cones de linhas de costura industrial feitos de plástico produzidos por eles mesmos e até mesmo por outras empresas dentro do APL de moda íntima e fitness. A empresa também mantém um viveiro na cidade para fins educacionais que distribuiu mais de 15.000 mudas de árvores típicas da mata atlântica para a população local até o momento.

Recentemente, Adriana, estilista e gerente de qualidade da Ecomodas, desenvolveu as alpargatas sustentáveis. O processo levou cerca de um ano entre projetos, testes e estudos práticos para refinar os sapatos. O produto é hoje um enorme sucesso e atualmente é vendido no Brasil.

As alpargatas são fabricadas a partir de resíduos têxteis de fitness wear previamente avaliados e selecionados, bem como calças jeans velhas e tecidos para estofados. A sola dos sapatos é feita a partir da reciclagem de 130 gramas de plástico retirados do meio ambiente. (Eles também estão testando os pneus de bicicleta no processo de fabricação das solas.) Da mesma forma, o forro é processado a partir de 30 gramas de garrafas plásticas recicladas. Por outro lado, a palmilha é feita de 20 gramas de espuma de bojo reutilizada. Até mesmo o pacote externo é feito de algo semelhante aos sacos de fibra de juta usados ​​para transportar batatas para os supermercados locais que seriam descartados nas lixeiras normais.

A empresa que já recebeu alguns prêmios e certificações verdes desde a sua criação comercializa as alpargatas e outros produtos em seu site. Eles também têm um blog institucional e uma página no Facebook, onde as iniciativas atuais são compartilhadas. O conteúdo é apresentado apenas em Português. Eles até reiteram que a Ecomodas não é uma organização sem fins lucrativos e não recebe nenhum financiamento governamental para seus projetos.

http://www.ecomodas.com.br/

http://blog.ecomodas.com.br/


@ecomodas.oficial