Cuidados essenciais que devemos ter nas cachoeiras e rios

23/01/2018 15:41:22
Compartilhar

Ninguém resiste ao encanto e beleza de uma cachoeira, não é verdade? O fato é que, como qualquer outro atrativo natural, ela deve ser encarada com o devido respeito e cuidado necessário para que a sua aventura seja feita com responsabilidade.

Antes de visitar uma cachoeira, é fundamental se precaver seguindo as instruções necessárias que garantem um passeio tranquilo e seguro.

Preparado para um passeio na cachoeira? Antes de ir, confira as 10 dicas que reunimos no post de hoje para ter um dia perfeito!

1. Procure informações sobre a região
A visita a uma cachoeira deve ser precedida por uma profunda pesquisa sobre a região. É ela que vai permitir que você avalie se o local é adequado para passeio e fique atento aos perigos encontrados lá e ao longo do caminho.

Uma dica importante para esse momento é conversar com outras pessoas que já estiveram na cachoeira, para saber que tipo de experiência elas tiveram no lugar e, assim, poder se preparar melhor.

2. Observe o nível da água
Dependendo da época do ano, o volume de água dos rios e cachoeiras sofre variações. No verão, quando a temperatura fica mais quente durante o dia, costuma chover à tarde e à noite em determinadas regiões. Isso aumenta o nível da água e a correnteza, provocando maiores riscos de afogamento.

3. Verifique a profundidade antes de mergulhar
Por mais que você já conheça a região ou pegue dicas com outras pessoas que já tenham ido, verifique sempre a profundidade antes de mergulhar.

Como a água está em constante movimento, ela pode deslocar pedras e troncos que podem não ser detectados com facilidade.

4. Redobre a atenção com as pedras
Em uma cachoeira, as pedras costumam ser uma atração à parte. Elas servem como trampolim, mirante e até ponto de referência. O fato de elas estarem visivelmente secas não significa que sejam seguras: algumas têm uma fina camada de limo que é altamente escorregadia. Por isso, tenha cuidado!

5. Utilize calçados seguros
Alguns calçados não são recomendados para um passeio na cachoeira. Os chinelos de dedo, por exemplo, não proporcionam a aderência necessária e podem levar você a um tombo. Eles também não são antiaderentes e agarram lama. Opte por calçados com solado próprio para água.

6. Jamais atravesse uma corredeira
Não se deixe enganar pelo que está vendo. Algumas corredeiras parecem fraquinhas na altura da lâmina d’água, mas por baixo são extremamente fortes e incontroláveis.

Sendo assim, jamais atravesse uma corredeira. As pedras submersas são escorregadias e a força das águas vai prejudicar o seu equilíbrio, o que pode levar a um acidente.

7. Cheque a temperatura da água
O banho de cachoeira é revigorante, não é verdade? Antes de renovar as energias e dar aquele mergulho, cheque a temperatura da água. Quando ela for gelada demais, opte por entrar aos poucos, pois a diferença de temperatura entre a água e o seu corpo pode provocar câimbras em seus músculos.

8. Cuidado com as cabeças d’água
No mínimo sinal de aumento do fluxo de água, saia imediatamente da cachoeira e vá para um local mais alto e seco.

O dia pode estar lindo, mas se choveu na parte de cima do rio que forma a cachoeira, é provável que uma cabeça d’água esteja a caminho. Sua força e velocidade são tão grandes que o risco de acidente é iminente.

9. Evite bebidas alcoólicas e entorpecentes
Acredite: você não precisa deles para tornar a sua aventura ainda mais emocionante! A cachoeira é um atrativo natural, sujeito a situações inesperadas e de alto risco.

Para enfrentá-los, você precisa estar no seu melhor juízo para que qualquer decisão seja tomada com consciência.

10. Seque bem o seu corpo antes de voltar
Retornar com o corpo molhado pelas águas geladas de uma cachoeira pode fazer com que você pegue um resfriado. Para evitar isso, seque bem o seu corpo e, se precisar, leve e vista uma outra muda de roupa.

Compartilhar