Criminosos usam dados de redes sociais para golpes no Whatsapp

03/06/2020 12:18:35
Compartilhar

Criminosos usam dados de redes sociais para se passar por conhecidos de vítimas no Whatsapp

Usuários do aplicativo de mensagens Whatsapp estão sendo alvos de um golpe menos sofisticado, mas que acaba tendo o mesmo efeito que a clonagem do número. Os criminosos usam dados disponíveis nas redes sociais para se passar por algum conhecido da vítima e usam o argumento da mudança ou roubo de telefone para estarem com outro número. Feito o contato, o bandido conversa com a vítima se passando por amigo ou parente até pedir uma transferência bancária. Exatamente pela simplicidade, o golpe deixa poucos rastros e acaba impune.

O golpe utiliza a engenharia social como estratégia. Essa modalidade criminosa é uma das mais utilizadas pelos hackers, pois poupa o trabalho de efetivamente hackear as vítimas – as fraudes dependem apenas da relação psicológica estabelecida com elas.

O criminoso faz uso de uma identificação falsa e se aproveita do vínculo de confiança criado para convencer a vítima a fornecer informações pessoais, e, desta forma, causam inúmeros prejuízos financeiros. O golpe com engenharia social pode ser aplicado através de e-mails, mensagens, perfis falsos nas redes sociais ou até mesmo por chamadas telefônicas.

Diferente de outros tipos de ataques de hackers, esse método não faz uso de sistemas sofisticados ou softwares de última geração. Por este motivo, é difícil estimar um número de vítimas deste tipo de golpe, já que na maioria das vezes os criminosos saem impunes e não deixam rastros. Por isso, é muito importante registrar um boletim de ocorrência quando descobrir que foi vítima de um crime virtual, além de avisar a todos os seus contatos. Desta forma, você reforça a conscientização sobre a ameaça e evita que seus contatos também caiam no golpe.

Veja como se proteger
-Desconfie da aproximação repentina de pessoas na internet, principalmente se elas pedirem ajuda financeira ou acesso a seus dados pessoais. Na dúvida, peça que a conversa seja por vídeo ou por ligação de voz e não forneça informações pessoais.

-Não toque em links sem verificar se são seguros. Na dúvida, use a análise de links do dfndr lab, que te diz se um link é perigoso ou não em poucos segundos e antes de você tocar. Basta copiar o link e colar o endereço no site.

-Deixe as informações em suas redes sociais disponíveis apenas para amigos.

-Mantenha um bom sistema de segurança instalado no celular, já que o WhatsApp tem sido o maior vetor de golpes atualmente. Dê preferência para um que alerte sobre golpes no mensageiro ou que detectam perfis falsos, como o dfndr security.

https://extra.globo.com/

Compartilhar