Crianças de escola pública de Lumiar ganham equipamentos eletrônicos

22/12/2020 10:22:23
Compartilhar

Projeto Reciclotron entrega produtos a 14 estudantes do município e lança nova campanha

“Agora vou poder estudar melhor, porque não vou precisar esperar minha mãe chegar do trabalho para pegar o celular dela”. Foi assim que Gabriel Evangelista Toledo, aluno da Escola Municipal Acyr Spitz, reagiu ao ganhar um celular no último dia 15 de dezembro. O estudante é um dos 14 da unidade, contemplada com a doação de dois celulares, dois tablets, um netbook e um desktop.

A doação é resultado da Copa Reciclotron, campanha realizada pelo Projeto Sustenta-Vida, do Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF), unidade de ensino superior da Universidade Federal Fluminense (UFF), em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e Ciência e Tecnologia. De acordo com o coordenador do Projeto Reciclotron, professor Claudio Fernandes, a seleção dos estudantes foi feita pela Direção da escola, localizada em Lumiar, distrito de Nova Friburgo.

“O critério de escolha foi tentar contemplar alunos irmãos e que estivessem com dificuldades de acompanhar as aulas remotas, durante a pandemia de COVID-19, por falta de computadores ou celulares em casa. É emocionante ver o fruto de um trabalho de conscientização ambiental realizado durante meses com toda a população de Nova Friburgo”, ressalta.

Os equipamentos eletrônicos foram coletados durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC) 2020. Após a triagem de mais de 500 itens para separar produtos quebrados dos que estavam funcionando, os equipamentos em bom estado foram recondicionados e higienizados para a entrega aos vencedores da Copa Reciclotron, que reuniu várias escolas de Nova Friburgo como participantes. Segundo os responsáveis pela campanha, os seis produtos doados somam mais de R$ 5 mil em valores atualizados no mercado.

Nova campanha

O sucesso da Copa Reciclotron estimulou a expansão do projeto e o lançamento de nova campanha de descarte responsável e reciclagem de eletrônicos, o Natal Digital. O objetivo é aumentar a inclusão digital de alunos de escolas públicas.

O Natal Digital prevê que parte dos eletrônicos doados pela população e que estejam em bom estado de conservação serão recondicionados e doados a alunos de escolas da rede pública do município. As doações podem ser realizadas até o dia 1º de fevereiro de 2021 em pontos de coleta, como a UFF de Nova Friburgo, a Câmara Municipal, Cervejaria Lumiarina, o Shopping Cadima e a Casa Madre Roseli.

O Projeto Reciclotron recebe equipamentos eletrônicos usados, como celulares, tablets, notebooks e recarregadores. As pessoas que entregam seus produtos ao projeto acumulam pontos para utilizar em uma rede de empresas e lojas parceiras, o que pode ser revertido em produtos ou serviços, de acordo com tabela de pontuação estipulada.

Outras informações sobre o Projeto Reciclotron e sobre o Natal Digital podem ser obtidas pelo site www.reciclotron.com.br.

Compartilhar