Crianças da LBV Friburgo realizam Oficina de Nanquim

29/08/2017 19:43:00
Compartilhar

A atividade contribuiu para o conhecimento e respeito a novas culturas e despertar o lado criativo dos pequenos artistas.

Dentro da Oficina de Arte e Cultura, o projeto “Nanquim”, realizado recentemente, trouxe um novo olhar sobre a arte para as crianças e adolescentes atendidos pela LBV, em Nova Friburgo. Eles expressaram seu lado criativo por meio de desenhos e conheceram uma nova cultura, com o método Nanquim.

Segundo o educador social Marcelo da Graça, “os usuários conheceram a arte e levarão esse conhecimento para a vida, pois dentre os objetivos propostos, além de tomarem conhecimento da história e da origem do Nanquim (a tinta NANQUIM é um material muito usado para a escrita, o desenho e a pintura. Documentos antigos, de cerca de 2 mil a. C., comprovam que os chineses já conheciam e utilizavam nanquim em seus manuscritos), a atividade estimulou a participação social, possibilitou o enriquecimento cultural por meio da cultura de outros povos, desenvolvendo o respeito à diversidade e a livre criação”.

A respeito das técnicas utilizadas, o educador explicou: ” as crianças testaram as três principais técnicas do Nanquim, nas etapas do MAPREI, e a partir daí, produziram seus próprios desenhos utilizando o Nanquim sólido (* Nanquim sólido – usado em desenhos artísticos) ou líquido (usado principalmente com pincéis, bico de pena ou canetas recarregáveis. São encontrados em pote de diversos tamanhos). Foi exibido o vídeo “Algumas técnicas de Nanquim”, com o objetivo de apresentar como é feita a execução das técnicas e como ficam os desenhos prontos.”

Na produção coletiva, o educador apresentou uma receita ensinando como fazer a tinta Nanquim. A intenção foi que os próprios usuários fizessem a tinta que utilizariam. E, posteriormente, foram apresentados três tipos de técnicas para que começassem a desenhar: O Pontilhado, Traço Contínuo e Hachura. Desta forma, cada criança fez um desenho utilizando cada tipo de técnica.
Como forma de conhecimento, ao final desta etapa, foi mostrada aos usuários a tinta original Nanquim. Na apresentação dos resultados, foi feita uma exposição com os desenhos de todos os integrantes do programa Criança: Futuro no Presente!

Parabéns a todos os artistas mirins!

O Centro Comunitário de Assistência Social, da LBV, em Nova Friburgo, região serrana do RJ, está localizado na Rua Júlio Antonio Thurler, 04 – Olaria. Telefone para informações: (22) 2522-5078.

Compartilhar