Covid-19: Secretária de Saúde de Friburgo já admite transferir pacientes para outras cidades

08/04/2021 09:45:16
Compartilhar

HOSPITAL RAUL SERTÃ LOTADO E PERTO DO COLAPSO, DIZ NICOLE CIPRIANO

Em matéria publicada nesta quarta-feira, 7/4, pela Subsecretaria de Comunicação do governo Johnny Maycon, a atual secretária municipal de Saúde, Nicole Cipriano, afirmou que, mesmo com a abertura de 17 novos leitos de enfermaria / covid no Hospital Raul Sertã (todos ocupados em menos de 24h) “friburguenses que precisarem de internação em UTI (covid) correm o risco de não conseguirem vagas no município e serem encaminhados para qualquer outra cidade onde haja leito vago no estado”, afirmou ela tomando como base dados do Núcleo Interno Regulatório do HMRS.

“Já temos pessoas sendo atendidas em macas e cadeiras pelos corredores do hospital. A nossa realidade é a mesma dos grandes centros, e se o friburguense não mudar a sua rotina de hábitos, a situação será devastadora e em pouquíssimo tempo”, afirmou.

A secretária de Saúde destaca também que a UPA (Conselheiro Paulino) já está atendendo com sua capacidade máxima de lotação. “A situação é muito séria”, assegura.

O Hospital Municipal Raul Sertã está equipado com 30 respiradores novos, porém, quanto à abertura de leitos de UTI, devido à pandemia, a Secretaria Municipal de Saúde encontra grandes dificuldades na escassez de profissionais especializados para atuarem no setor, o que impossibilita prever uma data para início de operação.

“Nós estamos vivenciando o pior momento da pandemia. O vírus já sofreu algumas mutações que ainda são desconhecidas e torna mais grave a situação. Então, o momento é de cautela e precaução. Precisamos que o friburguense se conscientize do seu papel enquanto sociedade, pois, por mais que o poder público faça a sua parte, a responsabilidade deve ser repartida por todos. Os números mostram que o sistema de saúde pública da cidade está prestes a colapsar”, adverte Nicole.

UTI E ENFERMARIA DO RAUL SERTÃ COM 100% DE OCUPAÇÃO: Leia aqui

Compartilhar