COVID-19: Prefeitura de Friburgo autua banco e mais sete estabelecimentos

10/04/2020 18:54:39
Compartilhar

A Prefeitura de Nova Friburgo, através de sua assessoria de imprensa, divulgou balanço sobre a operação conjunta realizada com as políciais civil e militar, bombeiros, e outros órgãos de fiscalização na quinta-feira, 9/4. A ação teve como objetivo orientar as pessoas a ficar em casa como forma de prevenir e combater o novo coronavírus (COVID-19) e também averiguar e fiscalizar o funcionamento dos estabelecimentos, de acordo com as regras impostas pelo governo municipal.

“… Além de transmitir a mensagem pelo Centro, Olaria e Conselheiro Paulino, o grupo notificou sete estabelecimentos comerciais por descumprimento de decreto municipal, dentre eles: três bares, duas concessionárias de automóveis, uma loja e uma lanchonete. A feira de Olaria também recebeu a visita do grupo, a fim de verificar se estava de acordo com as regras estabelecidas em decretos. Agências bancárias também foram alvo da operação”, diz trecho do informe.

Ainda de acordo com a Prefeitura, foram também observadas as questões de segurança em agências bancárias, como a demarcação com fitas do espaço de segurança que deve ser feito nas filas, de um metro e meio de distância entre cada pessoa. Em uma das agências, no Centro, foi identificada a falta de demarcação. Após a notificação feita pela equipe do Procon, a deficiência foi sanada prontamente.

Outro problema, que tem sido apontado por consumidores, de acordo com a Prefeitura, e identificado pelo Procon, é a abertura de apenas uma agência de um determinado banco no Centro. Segundo o coordenador do Procon, Alexsandro Gabetta, deixar uma única agência em funcionamento e fechar as demais pode provocar aglomerações.

“Solicitamos ao banco informações que justifiquem a razão para as demais agências do Centro da cidade estarem fechadas, enquanto somente uma funciona. Entendemos que isto pode provocar uma procura de clientes maior do que a ideal e aguardamos a resposta em um prazo de 48 horas”, disse.

Compartilhar