Covid-19: Estado anuncia que fará regulação única de leitos

04/01/2021 08:19:21
Compartilhar

O governador em exercício Cláudio Castro anunciou neste domingo, 3/1, que está alinhando parcerias no combate à covid-19. Entre as medidas anunciadas, o governador afirmou que fará é a regulação única de leitos SUS no estado, iniciando pelas vagas destinadas a pacientes com o novo coronavírus.

A proposta foi apresentada pelo secretário de Estado de Saúde, Carlos Alberto Chaves. Com a regulação única, o secretário disse que “pretende garantir acesso à saúde com qualidade e equidade para toda a população do Estado do Rio”.

A regulação única vai centralizar todas as filas de acesso a leitos SUS do estado, com a criação de um sistema de módulos municipais, de forma que o Governo do Estado, as prefeituras e os demais entes da administração pública “possam controlar e monitorar com mais transparência o atendimento à população”.

Para Carlos Alberto Chaves, a regulação única é a solução para dar transparência à Saúde no estado.

Alguns municípios têm centrais de regulação próprias, inclusive para serviços de alta complexidade, que deveriam estar sendo regulados pelo Governo do Estado. Isso ocorre, inclusive, com os leitos especializados para os pacientes com Covid-19, que são leitos estratégicos de competência estadual.

Compartilhar