Corrida ajuda a desenvolver o cérebro; levantar pesos, não

07/03/2016 10:42:13
Compartilhar

“Correr é bom para espairecer”. Quem nunca ouviu – ou até mesmo disse -, que estoure o cadarço do tênis. Acontece que o ditado popular tem um embasamento científico: pesquisadores da Universidade de Jyväskylä, na Finlândia, afirmam em um novo estudo que a corrida é um dos melhores exercícios físicos para criar neurônios – entre vários outros benefícios.

Para chegar à conclusão, os cientistas montaram três equipes de ratos: uma de corredores, uma de levantadores de peso e outra que executou treinos semelhantes ao popular crossfit. A única que demonstrou aumento na quantidade de células no cérebro foi a primeira.

Ok, talvez seja um pouco difícil comparar seres humanos com roedores, mas a explicação para os resultados, sem dúvida alguma, faz sentido à nossa espécie: é tudo relacionado ao estresse. O levantamento de peso e funcional levam o sujeito ao limite, aumentando o nível de tensão. A medicina já constatou que esse fator limita a neurogênese na vida adulta de um indivíduo.

Os frequentadores assíduos de academia também não precisam ficar preocupados: a autora da pesquisa, garantiu que ainda existe uma possibilidade dos exercícios anaeróbicos auxiliarem na formação de massa encefálica – esse detalhe só não foi observado dessa vez. Portanto, mantenham o “foco, força e fé”.

Fonte: http://gq.globo.com/

Compartilhar