Corpus Christi Solidário: doe alimentos e medicamentos

26/05/2021 12:11:25
Compartilhar

Medicamentos arrecadados em Nova Friburgo serão encaminhados ao Hospital Municipal Raul Sertã 

Com o tema: `Dai-lhes vós mesmos de comer´, as comunidades dos 19 municípios que integram a Diocese de Nova Friburgo se preparam para celebrar a Solenidade de Corpus Christi, a grande festa da Eucaristia (o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo). Seguindo o calendário litúrgico, em 2021, a data, que é móvel, será festejada em 3 de junho, primeira quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, e será realizada promovendo a doação de alimentos e medicamentos.

As celebrações serão realizadas obedecendo a capacidade de fiéis presentes no templo, assim como os protocolos da pandemia de Covid-19, seguindo as recomendações das autoridades governamentais e eclesiásticas, e as normas da Vigilância Sanitária. As comunidades também realizarão a transmissão AO VIVO pelas redes sociais.

Conforme ocorrido no ano anterior, em 2021 não haverá a tradicional confecção dos tapetes de sal pelas ruas dos 19 municípios da diocese, evitando assim aglomerações e a proliferação do coronavírus. Contudo, após a Santa Missa, muitas comunidades realizarão um percurso com o Santíssimo Sacramento, saindo em carro aberto, e transformarão esse momento em uma ação solidária, com um gesto concreto.    

Após a Santa Missa, a comunidade é convidada a aguardar a passagem do Santíssimo em suas casas e, quando Ele passar, doar alimentos e medicamentos, que serão destinados às pessoas em situação de vulnerabilidade social. No município de Nova Friburgo os medicamentos arrecadados serão destinados ao Hospital Municipal Raul Sertã.

Todos são convidados a preparar em seus lares um altar e colocar sobre ele, ou em outro ponto visível da casa, uma toalha branca, manifestando sua fé, e aguardando a passagem de Jesus Eucarístico em oração.   

Celebração com o Bispo Diocesano 

O Bispo Diocesano, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci, presidirá a Santa Missa em Nova Friburgo, na Paróquia São Bento Abade, situada no bairro Ypú, às 15h. A cerimônia será realizada com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Diocese de Nova Friburgo (Facebook e Youtube).

Ao final da Santa Missa terá início o percurso com o Santíssimo Sacramento.  Saindo da Paróquia São Bento Abade, o cortejo segue em direção à Rua Moisés Amélio, depois chega à Avenida Alberto Braune, passando em frente à Prefeitura Municipal, onde será dada uma bênção às autoridades. Chegando à Praça Demerval Barbosa Moreira, acontece a bênção final na Catedral Diocesana São João Batista.

Para evitar aglomerações, na realização desse momento serão utilizados apenas três veículos: um levando Jesus Eucarístico, outro transportando o equipamento de som e um terceiro recolhendo os alimentos e medicamentos, doados pelos moradores desta região por onde passará o Santíssimo. 

Corpus Christi 

A celebração de Corpus Christi teve sua origem na Diocese de Liége (Bélgica), no século XIII, por meio da monja Agostiniana Juliana de Cornillon, que teria sido inspirada para que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Em 1264, através da Bula Papal “Trasnsiturus de hoc mundo”, o Papa Urbano IV estendeu a festa para toda a Igreja.

Compartilhar