Convivência com fumantes causa problemas de saúde nos pets

25/08/2019 20:09:33
Compartilhar

Convivência com tutores tabagistas causa problemas de saúde nos pets. Animais se tornam fumantes passivos e podem desenvolver asma, bronquites, câncer de pulmão e outras doenças

Na próxima quinta-feira é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. E você deve estar se perguntando o que esse assunto está fazendo em uma matéria sobre bichos. Vou explicar. É que animais que convivem com tutores que fumam se tornam fumantes passivos, da mesma forma que acontece com os humanos.

Asma, bronquites, broncopneumonia, cardiopatias, câncer no pulmão e diminuição de capacidade respiratória são alguns dos problemas de saúde que os animais de estimação podem desenvolver quando convivem com tutores tabagistas.

Tosse e dificuldades para respirar são os principais sintomas. No caso da insuficiência cardíaca, os pets podem apresentar falta de apetite e de energia para brincar ou passear e eventualmente até desmaios.

Os sintomas do câncer de pulmão não diferem muito dos citados acima. Mas a doença pode se manifestar de uma forma bem sutil e ser percebida somente quando o estado do animal for grave.

Os braquicefálicos (de focinhos achatados como pug e bulldog) pela própria anatomia, sempre sofrem mais com as doenças respiratórias mas, em geral, o fumo passivo faz mal a todas as raças e animais.

Fumar distante do pet e manter o ambiente aberto, com boa circulação de luminosidade e ar são as dicas para ajudar a minimizar os efeitos do cigarro, mas o ideal é parar de fumar, não é, até porque essa alterações respiratórias podem resultar em complicações e levar o pet à morte.

Compartilhar