Contato com a natureza ajuda a combater ansiedade e depressão

15/01/2021 12:19:25
Compartilhar

Você sabia que o contato com a natureza ajuda a combater ansiedade e depressão, além de melhorar as conexões dos neurônios? Então, nada melhor do que aproveitar as férias, as folgas ou os feriados para se conectar com o verde.

O contato com a natureza reduz o estresse a que somos submetidos no dia a dia da vida urbana. Esse contato promove a redução dos níveis de cortisol, o que aumenta a sensação de relaxamento e de bem-estar.

Estudos já demonstraram uma melhora da saúde mental –incluindo a redução de ansiedade e da depressão– em quem aproveita o verde.

Devido a essa diminuição dos níveis de cortisol, há redução da glicemia, da pressão arterial e dos batimentos cardíacos. Além disso, ocorre melhora de nossa cognição, e temos a sensação de ter mais clareza de pensamento, devido ao aumento do foco e da concentração.

Apesar da pandemia
É possível manter os cuidados contra a covid-19 e, ainda assim, curtir a natureza. Apesar da pandemia e do isolamento social, pequenos momentos de conexão e de sentir a natureza, como estar ao ar livre, ver árvores, ouvir pássaros cantando e ver o céu, já podem proporcionar sensação de bem-estar e relaxamento. Diariamente, procure dar uma volta na rua, em uma praça ou em um parque, com todos os cuidados que a pandemia pede.

Aproveite para fechar os olhos e fazer algumas respirações profundas. Certamente estará mais relaxado do que quando saiu de casa.

https://catracalivre.com.br/

Compartilhar