CONSULTORIA EMPRESARIAL: O vínculo humano nas empresas

17/09/2017 21:05:56
Compartilhar

por Camila Faria, consultora empresarial, cursando o 8º período do Curso de Direito na Universidade Estácio de Sá, sócia na empresa S&F Consultoria Empresarial

Quando falamos em vinculo nas empresas, é tendencioso pensarmos em vinculo empregatício, porém, hoje vamos discorrer sobre algo além, algo que ultrapassa as barreiras da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), vamos falar de um vínculo não tão teórico quanto o empregatício, mas sim de algo humano, o convívio, o dia a dia: o vinculo humano nas empresas.

NEM TODO DIA É DIA DE FLORES… Existe uma coisa chamada PROBLEMA que afeta todo e qualquer ser humano, seja rico, pobre, seja trabalhador ou “patrão”, todos nós temos problemas, em áreas diversas é verdade, mas problemas. Quando entramos em nosso ambiente de trabalho os problemas ficam do lado de fora? Não, não ficam, continuam assombrando nossa mente, e por mais que queiramos nos livrar, eles permanecem ali, nos importunando. Por isso a importância de entendermos que nem todo dia será dia de flores, nem sempre receberemos um sorriso de retribuição, um “Bom Dia” tão caloroso o quanto proferimos, precisamos entender as limitações do outro e buscar compreender que de repente ele está no que chamamos de “dia mal”.

COMO NÃO DEIXAR O DIA MAL ESTRAGAR TUDO… Acima de tudo, não permitir que o seu problema, seu mau humor ou sua tribulação pessoal perturbe ou estrague o dia do outro, lembre-se que ninguém tem culpa do seu dia mal. Isso vale para Empregadores, Trabalhadores, Colegas de serviço… Existe um vinculo de convivência e querendo ou não, o que acontece com você e a forma como você reage a isso reflete direta ou indiretamente no seu ambiente de trabalho. Exemplificando: Se seu colega de trabalho não te retribuiu com um belo “Bom Dia”, não fique bravo, não saia espalhando que “Fulano” é antipático ou coisa parecida, ajude-o, ofereça um sorriso, uma conversa, uma bala ( isso pode salvar o dia), se seu patrão chegou bravo, “pegando no pé” de todos, respeite-o, trate-o com gentileza, um sorriso pode quebrar barreiras e mudar radicalmente o clima pesado; afinal de contas, só sabe a profundidade do problema quem está mergulhado nele, e você pode ser o agente colaborador para que a situação se reestabeleça!

POR FIM…HUMANOS E NÃO MÁQUINAS… O vinculo empregatício trata da parte teórica do contrato de trabalho, já o vínculo humano é aquele que exercitamos todos os dias. Não existe receita pronta para a perfeita convivência, até porque o ser humano é imprevisível as vezes, no entanto, a compreensão mútua e o respeito pelo próximo influenciam positivamente em qualquer relação humana, vamos exercitá-los, e tornar tudo mais fácil e mais leve dentro das nossas empresas! Lembrem-se: Estamos convivendo com pessoas e não máquinas, pessoas possuem sentimentos, fragilidades!

Ante a isto, concluímos que uma convivência saudável dentro de nossas empresas pode sim influenciar no seu crescimento, não basta estarmos em dia com nossos compromissos legais para que tudo flua bem, é imprescindível que colaboradores e empregadores estejam em sintonia, numa relação constante de respeito e compreensão!

Por hoje é isso caros leitores… Espero sinceramente que tudo seja doce e leve…
A S&F Consultoria Empresarial está à sua disposição, nossa missão é contribuir para sua empresa crescer, entre em contato conosco: sfconsultoriaempresarial@gmail.com

Compartilhar