Conheça os benefícios da meditação para crianças

30/05/2016 15:30:38
Compartilhar

Correr, pular e fazer bagunça são atitudes esperadas, e saudáveis, na vida das crianças. Mas não significa que elas não possam, também, relaxar, prestar atenção na respiração e — por que não? — meditar. Embora a meditação infantil seja diferente da dos adultos, os benefícios são parecidos, como diminuir a ansiedade e melhorar o foco e a criatividade.

As crianças estão voltadas a estímulos externos, o que pode dificultar sua concentração. A meditação melhora o aprendizado, além de dar um sentimento de prazer, com a liberação da endorfina.

A partir dos 12 anos, a criança já pode fazer a meditação tradicional, de adultos. Antes disso, porém, a prática deve ser voltada para o universo infantil, e a resposta das crianças também será diferente:

Apesar de, muitas vezes, elas não parecerem divagar ou prestar atenção, no fim da prática nota-se que elas assimilaram tudo ou quase tudo. O que parece dispersão é só uma atitude da infância.

Para a meditação funcionar, é preciso que o interesse parta da criança:

— Os pais podem convidar, levar a um primeiro encontro, mas a criança não pode ser obrigada. É difícil no início, assim como com o adulto.

— É uma ótima ferramenta para que a criança tenha autocontrole, melhore a respiração e relaxe.—É válido começar com uma idade que a criança entenda o que está fazendo.

Compartilhar