Confira as 9 tradições de Ano Novo mais comuns e seus significados

26/12/2016 12:21:41
Compartilhar

Chega o Réveillon e a proposta é sempre a mesma: começar o ano renovada, cheia de boas energias e mudanças. Para isso, tem muita gente que recorre a mandingas e seguem tradições que prometem sorte, amor, dinheiro e por aí vai. Mas você realmente sabe o significado de todas elas?

Se não sabe, a gente ajuda. Veja as tradições mais comuns de Ano-Novo:

1. Presentear Iemanjá
Flores, sabonetes, velas ou qualquer outra oferenda a Iemanjá na virada do ano faz com que todos os problemas sejam levados ao fundo do mar, e devolvidos em forma de ondas, resultando em sorte para o ano que está por vir.

2. Romã
Coma sete sementes de romã e guarde-as com você na carteira até o próximo Réveillon se estiver visando dinheiro. O número sete é muito importante quando você faz simpáticas, pois além dos sete chacras, ainda tem sete dias da semana.

3. Lentilha
Diferente do que muitos pensam, a lentilha não simboliza a vinda de dinheiro, e sim fartura. Se você visa ter um ano farto e com muita comida, uma colher de lentilha na ceia de Ano Novo promete ser tiro e queda – uvas e avelãs também são consumidas para pedir fartura.

4. Pular sete ondas
Nunca entendeu de onde veio essa história de pular sete ondinhas? Segundo os gregos, o mar tem um poder espiritual e pode renovar nossas energias, mas foram os africanos que trouxeram à tona a tradição de pular as ondas. E por que sete? É um número espiritual e, ao pular as ondas, você invoca Iemanjá, que dá forças para passar por cima das dificuldades do ano que está por vir.

5. Roupa branca
A tradição de usar roupa branca no Réveillon veio das tribos africanas, que usavam trajes brancos – que significa paz e purificação espiritual -, para homenagear Iemanjá na virada do ano.

6. Vinho Espumante
Nas religiões cristãs, o vinho é considerado sabedoria e vida. E por serem feitos com uvas, acredita-se que traz sorte e prosperidade para o novo ano. E é importante lembrar de sempre consumir em taças de cristal, pois a mesma purifica as energias espirituais.

7. Evitar consumo de aves
Os supersticiosos acreditam que na noite do Ano Novo não se deve consumir galinhas ou frangos, por exemplo, pois elas ciscam para trás e isso significa atraso na vida. Aposte em carne de porco ou peixes que se movimentam sempre para frente, e acreduta-se que tragam prosperidade.

8. Frutas secas ou cristalizadas
Figo, pêssego, ameixa, damasco e maça, por exemplo, significam sorte e fartura para o próximo ano.

9. Lingerie colorida
A cor que você usa tanto no Réveillon, como em qualquer dia do ano, reflete na sua vida SIM. É que a cromobiologia estuda o significado das cores e como elas afetam a vida humana, e revela que, quando as cores são captadas pelos olhos, transmitem para o cérebro impulsos que resultam em mudanças comportamentais na sua vida.

Compartilhar