Como saber se seu CPF foi usado para pedir o Auxílio Emergencial

22/05/2020 12:20:00
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Inscrição no Auxílio Emergencial negada por que seu CPF foi usado por outros? Saiba como checar a informação no site Dataprev

Você teve a inscrição no Auxílio Emergencial negada e recebeu uma mensagem dizendo que seu CPF já foi usado ou que o número do seu documento é inválido? Existe uma maneira de saber se algum pedido foi feito em seu nome, indevidamente. É possível checar se seus documentos foram usados em pedidos de auxílio via inetrnet.

“Este é o canal para consulta ao resultado da análise do Auxílio Emergencial. Por aqui você terá condições de saber se atende aos critérios de elegibilidade para recebimento do Auxílio Emergencial”, informa a página oficial. Siga o passo a passo e o site correto.

Os sites podem ser acessados tanto em computadores quanto em celulares e tablets.

Há dois endereços, que levam ao mesmo serviço:

Ambos, com .gov.br na URL, fique atento a esse detalhe importante.

Como saber se seu CPF foi usado no Auxílio Emergencial

  1. No computador ou celular, acesse o site consultaauxilio.dataprev.gov.br;
  2. Informe seu CPF, nome completo, nome da mãe e data de nascimento;
  3. Marque a opção “não sou um robô”;
  4. Clique/Toque em “Enviar”;
  5. Na próxima tela, você verá o “Resultado do processamento” e as etapas.
 Você pode verificar a data de início do processamento que está em seu nome e até o dia em que o resultado dessa análise foi enviado para a Caixa. Além das etapas seguintes.

Há seis possibilidades de resultados entre os resultados:

BENEFÍCIO APROVADO ✅: Significa que o cidadão é elegível a receber o Auxílio Emergencial. A data de envio para a Caixa não representa a data efetiva do pagamento do benefício. O calendário de pagamento dos beneficiários que foram aprovados deverá ser consultado diretamente no site da Caixa (auxilio.caixa.gov.br);

BENEFÍCIO NÃO APROVADO ❌: Significa que o cidadão não é elegível a receber o Auxílio Emergencial. Na mesma tela, é possível verificar qual dos critérios não foi atendido, motivo que causou a sua inelegibilidade ao benefício. Quando o benefício não é aprovado, é possível fazer um novo requerimento e corrigir ou contestar o resultado. Nesse caso, o sistema apresentará na mesma consulta o resultado de ambas análises. 

EM PROCESSAMENTO 📨: Significa que o cidadão está tendo, ainda, os dados checados para analisar a sua elegibilidade ao Auxílio Emergencial. Neste caso, são mostradas as datas do requerimento e início da análise, sem previsão de quando será concluída.

REQUERIMENTO NÃO ENCONTRADO 🔎: Caso o requerimento do cidadão ainda não tenha sido recebido pela Dataprev, é mostrada a mensagem “Requerimento não encontrado”. Isso quer dizer que não há pedido no CPF ou que não chegou à análise. Nessa situação, é necessário que o cidadão aguarde a chegada de remessas da Caixa. 

REQUERIMENTO RETIDO ⏳: A mensagem significa que o cadastro foi retido pela equipe de homologação do Ministério da Cidadania em função da complexidade de cenários e cruzamentos e será realizado novo reprocessamento das informações pela Dataprev. O cidadão deve aguardar o resultado da análise pelo aplicativo ou pelos sites oficiais.

DADOS INCONCLUSIVOS 😕: Caso o sistema identifique problemas nos dados do cidadão que impeçam a análise para concessão do benefício, o sistema vai orientar que se realize um novo requerimento no site da Caixa para complementar ou confirmar seus dados cadastrais ou de sua família (principalmente envolvendo dependentes).

Importante: 

O site vem enfrentando problemas técnicos por causa do volume de acessos. Uma opção é fazer a consulta em horários alternativos, pela manhã ou durante a noite.

https://tecnoblog.net/

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