Como saber se estou no período fértil? Aprenda a identificar os sinais

28/06/2016 16:06:23
Compartilhar

Se você já interrompeu o uso da pílula anticoncepcional, realizou os exames clínicos básicos com seu parceiro e sente que chegou a hora de aumentar a família, vale aprender a identificar os sinais que o corpo dá para perceber se está no seu período fértil e aumentar assim as suas chances de engravidar.

Sintomas da fertilidade feminina

Se a mulher prestar atenção e ouvir o próprio corpo poderá reconhecer alguns dos principais sintomas de que ela está no período fértil. Secreção vaginal, acompanhada de aumento da libido, também é ampliada consideravelmente. Neste período, a secreção tem aparência de clara de ovo, é pegajosa e não tem cheiro nem cor, podendo durar por cerca de quatro dias.

A temperatura corporal da mulher também muda quanto ela está fértil, subindo cerca de 1º C. Para obter controle é importante que ela faça testes frequentes com termômetro. É normal ainda sentir dores leves, semelhantes a pontadas, em um dos lados da barriga durante o período, que ocorre por conta de liberação do óvulo.

Como saber se estou no período fértil?

O período fértil da mulher dura, em média, quatro dias, começando cerca de dois dias antes da ovulação e terminando dois dias depois. O dia da ovulação varia e é mais fácil de ser calculado quando o ciclo menstrual é regular.

Para saber o dia da ovulação é necessário descobrir quantos dias dura o ciclo menstrual, fazendo a conta a partir do primeiro dia da menstruação até o último dia antes da próxima. Em seguida, divida esse período ao meio e calcule de 3 a 4 dias para menos e para mais.

Se, por exemplo, uma mulher tem um ciclo de 28 dias, a metade será no 14º dia. Com margem de segurança de 4 dias, podemos dizer que ela está fértil entre o 10º e o 18º depois do primeiro dia da menstruação anterior.

http://www.bolsademulher.com/

Compartilhar