Como reduzir a conta de luz no horário de verão

15/10/2014 13:39:39
Compartilhar

Com o início do horário de verão a partir da zero hora do próximo domingo, consumidores residenciais podem gastar menos energia elétrica, aproveitando também o uso de aparelhos mais eficientes. Especialistas garantem que a adoção de um conjunto de medidas ajudará os consumidores a reduzir a conta de luz em até 15% nos 126 dias que durar o horário adiantado em uma hora.

No período do horário de verão, é normal uma mudança de hábito dos consumidores, que ficam mais tempo na rua. Com isso, o consumo residencial passa a ser menor.

Muito usado no verão, o chuveiro elétrico é um dos vilões da conta de luz, representando 35% do valor, seguido pela geladeira, que contribui com 30%, iluminação (até 25%), televisor (15%) e ar-condicionado (média de 5%). Mas o uso contínuo da TV acaba pesando na conta final.

DICAS PRÁTICAS PARA REDUZIR O CONSUMO
– Para o ar-condicionado, o ideal é manter o filtro limpo e o termostato regulado. Portas e janelas devem sempre estar fechadas.
– Para o chuveiro elétrico, evite banhos demorados e em horários de pico, das 18h às 21h. Outras indicações são usar a chave seletora na posição verão e se ensaboar com o chuveiro desligado.
– A orientação para o uso das geladeiras é deixá-la afastada da parede, do sol e do fogão. A porta não deve ficar por muito tempo aberta.
– Substituir lâmpadas incandescentes por fluorescentes, que consomem até 30% a menos e duram mais, é uma boa saída. Durante o dia, aproveite a luz natural e apague lâmpadas em ambientes desocupados.

Compartilhar