Como manter o ar condicionado do carro gelando no verão

16/02/2018 11:36:19
Compartilhar

Confira dicas de como não ficar na mão no período mais quente, além de aumentar a vida útil do ar condicionado do seu carro.

No verão, é comum que proprietários de veículos procurem centros especializados em manutenção de ar-condicionado automotivo com a reclamação de que o sistema não está gelando o suficiente. Muitas vezes, o motorista já convive com o problema há semanas, mas as altas temperaturas desta época do ano tornam a situação insustentável e causam uma verdadeira corrida às oficinas.

Para manter seu ar-condicionado do carro em pleno funcionamento mesmo com as elevadas temperaturas do verão, adotar algumas atitudes simples ao longo do ano pode fazer a diferença. Acompanhe nossas dicas e não passe calor!

Ligue o ar-condicionado do carro pelo menos uma vez por semana
Usar o ar-condicionado do carro é fundamental para manter a lubrificação das peças do sistema e a circulação do gás em seu interior. Desta forma, evita-se o ressecamento dos dutos, que pode provocar rachaduras e vazamentos.

Não ligue o ar após deixar o carro no sol
Se você tiver deixado seu carro parado debaixo do sol por muito tempo, ao entrar você vai notar que o seu interior estará insuportavelmente quente. Neste caso, não ligue o ar-condicionado imediatamente: primeiro, abra todas as janelas e espere o ar quente sair. Depois, ainda com as janelas abertas, ligue o ar-condicionado e direcione as saídas para cima, para que o ar frio caia e refrigere uma área maior. Só depois de notar melhora significativa na climatização do ambiente é que você deve fechar as janelas.

Faça a limpeza e manutenção do sistema a cada seis meses ou menos
Hoje em dia existem diversos produtos que permitem que o próprio motorista faça a higienização do ar-condicionado, como aromatizadores e sprays bactericidas. No entanto, caso o aparelho apresente mau cheiro mesmo com o uso desses itens (ou ao completar 10 mil quilômetros rodados), deve-se procurar um centro especializado para realizar a limpeza completa do sistema, com a troca dos filtros de ar. Assim, além do odor desagradável, evita-se também a má circulação do ar e o mau funcionamento do equipamento.

Compartilhar