Como limpar a orelha do meu cão?

29/10/2016 18:50:18
Compartilhar

Os cães tem as orelhas sensíveis e extremamente delicadas. Por isso, se faz necessário uma higienização eficaz, mas, ao mesmo tempo, repleta de cuidados para não machucarmos o nosso amiguinhos.

O acúmulo de sujeira e cera nos ouvidos facilitam o aparecimento de coceira e odores desagradáveis, incomodando não só a nós, mas também ao cãozinho. Além disso, esse acúmulo reduz a capacidade dos nossos amiguinhos de perceber o som. Porém, um dos piores problemas que a falta de limpeza pode trazer é o risco de infecções, como a otite, que são particularmente dolorosas para eles. Por estas razões, é importante que cada proprietário aprenda a fazer uma boa limpeza nos ouvidos do seu cão.

Mas, antes de começar, alguns cuidados são necessários para que esta experiência não seja completamente desagradável para o seu amiguinho peludo:

É importante acostumar o seu cão desde filhote para que ele não fique assustado. Caso ele já esteja maior, tente deixa-lo o mais confortável possível. Em casos extremos, ele pode fugir, rosnar ou até mesmo morder, se isso acontecer, é importante que você tenha alguém para segura-lo, sempre tomando cuidado para não o machucar.

Objetos pontiagudos, palitos e semelhantes, não devem ser usados para a limpeza das orelhas do animal. Você pode usar cotonetes, mas é importante que tenha muita cautela, se introduzir demais pode acabar machucando o cão.

Após a limpeza, dê um petisco para o seu amiguinho. Se você recompensa-lo sempre que higienizar os ouvidos, ele acabará associando está atividade à algo bom, não irá fugir e perderá o medo.Agora que você sabe a importância de uma boa higienização nas orelhas do seu cão e também já está ciente dos cuidados que deve tomar, vamos para a parte prática. Você precisará de:

-cotonete (apenas para cães muito pequenos) ou pinça para limpeza de ouvidos de cães (para os médio e grande porte);
-algodão;
-lenços umedecidos para higienização dos ouvidos (opcional);
-ceruminolítico para limpeza e desinfecção do conduto auditivo

Parte Interna:
Enrole o algodão na pinça própria para limpeza de ouvidos, utilize uma camada bem espessa de algodão, tomando cuidado para o algodão não ficar exposto.
Coloque algumas gotinhas de ceruminolítico no algodão e limpe a orelha com cautela, utilizando movimentos circulares, mas tendo sempre cuidado para não machucar o ouvido dele.
O ouvido dos cães tem formato de L, a parte que deve ser limpa é a parte visível, não force a pinça ou o cotonete na região interna do ouvido, retire apenas as sujeiras nos locais onde você consegue ver.
Converse com ele e seja carinhoso. Se for necessário utilizar um segundo algodão, não o umedeça muito e lembre-se que você deve ser firme e delicado ao mesmo tempo.
Uma massagem na base do ouvido também pode ser de grande ajuda, tanto por provocar um certo prazer ao cão, quanto para auxiliar o ceruminulítico a dissolver a cera do ouvido de seu pet.
Após a limpeza, é normal que seu cãozinho queira sacudir as orelhas, permita que ele faça isso.
Quando finalizar o primeiro ouvido, parabenize seu cachorro, demonstre sua felicidade pelo comportamento dele. Cães amam quando agradam seu dono. Depois disso, faça o mesmo processo na outra orelha.

Parte externa:
É fundamental que você também limpe a parte externa da orelha de seu cachorro para completar a limpeza realizada na parte interna. Você pode utilizar lenços umedecidos para a higienização externa ou, se achar melhor, pode optar por algodão embebidos na solução ceruminolítica.
Você verá que a limpeza na parte de fora é muito mais tranquila. Segure a orelha do cão e limpe até que você observe a pele rosada e limpa. Após finalizar, repita o processo na outra orelha.
Pronto! Agora você já sabe exatamente como fazer quando for higienizar o seu cãozinho. Tente fazer essa limpeza ao menos uma vez por semana. Se precisar de qualquer auxílio, pode contar com a Neon.

Caso não saiba qual ceruminolítico utilizar, pode consultar algumas opções nesse link: https://goo.gl/L72qKX

Compartilhar