Como ganhar dinheiro extra vendendo ovos de Páscoa caseiros

16/03/2020 13:07:10
Compartilhar

Já pensou em produzir ovo de páscoa para vender? Pois saiba que essa é uma ótima ideia para faturar uma grana extra. Para investir nesse negócio e ter sucesso no segmento, é necessário buscar originalidade e personalização de cada produto.

Nos últimos anos, os ovos de páscoa caseiros foram mais procurados do que os produtos de grandes marcas, como Nestlé e Lacta. Tanto sucesso se deve à variedade de sabores e ao preço mais acessível.

Dicas para produzir ovo de páscoa para vender
Ter em mãos uma receita de ovo de páscoa não é o suficiente para montar um negócio na área. É necessário planejar cada passo do negócio para aumentar o lucro e evitar prejuízo. Confira a seguir algumas dicas de como fazer ovo de páscoa para vender:

1 – Faça tudo com antecedência
Não deixe para iniciar a produção de ovos e bombons uma semana antes da páscoa. O ideal é se planejar com antecedência, para ter tempo de pesquisar os preços, comprar os ingredientes, utensílios e embalagens.

2 – Conheça o mercado
O Brasil se destaca como um dos maiores produtores de chocolate do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da Alemanha. A época da páscoa é uma das melhores ocasiões para faturar nesse segmento, com a comercialização de ovos e bombons.

Em 2019, houve um aumento nas vendas nos produtos de páscoa, graças à pequena melhora no cenário econômico.

Se você quer ganhar dinheiro com a venda de ovos de páscoa, é muito importante analisar o mercado. Uma dica é consultar a cartilha do Sebrae sobre chocolate gourmet, que apresenta um resumo sobre o setor, perfil dos consumidores, leis, entre outras informações úteis para quem está começando um negócio.

3 – Coloque em prática uma estratégia de diferenciação
A estratégia de diferenciação se apoia em três pilares para despertar o interesse dos consumidores. São eles: produto de qualidade, preço e atendimento ao cliente. Quem consegue equilibrar esses atributos se diferencia no mercado e tem a chance de conquistar cada vez mais clientes.

4 – Faça cursos
Para se tornar um chocolateiro profissional, você deve participar de cursos profissionalizantes. A ideia é aprender a lidar com o chocolate, um produto que requer cuidados não só no manuseio como também no armazenamento. As aulas também servem de combustível para a criatividade e permitem criar novas receitas.

Quem não pode fazer um curso tem a opção de aprender um pouco mais sobre o ramo com canais do Youtube. Há muitos vídeos que ensinam receitas de ovos de chocolate, além do passo a passo para banho maria com chocolate meio amargo e chocolate ao leite.

5 – Compre os utensílios necessários
Além de investir nos ingredientes, você também precisa comprar utensílios que possibilitam o preparo de ovo de páscoa para vender. A lista inclui termômetro culinário, balança e formas de acetato.

6 – Tenha dinheiro e planejamento
Como todo negócio, a produção e comercialização de ovos de páscoa caseiros requer um capital inicial. Faça um bom plano de negócios e defina, em um dos tópicos, o investimento para começar a empreender.

Para não perder dinheiro, lembre-se de começar pequeno e sentir como o mercado reage. Além disso, invista nos sabores de ovos de páscoa mais procurados pelos brasileiros – com uma simples pesquisa no Google você obtém essa informação.

O planejamento no negócio de ovos de páscoa para vender deve responder algumas perguntas básicas. São elas:

O que devo vender?
Quem são os clientes?
Qual preço colocar?
Quanto vou gastar?
Onde anunciar?

7 – Faça testes de produtos
Não sabe o que vender na páscoa 2020? A dica é fazer um teste de produtos. Prepare algumas receitas e ofereça degustação para prováveis clientes. Ao fazer isso, veja quais são os sabores mais apreciados. Com base nesse feedback, você pode montar a tabela de opções.

A tabela de sabores pode ser dividida em três colunas: Simples e Crocante, Recheado e Trufado e Ovo de Colher.

8 – Dê um nome para o seu negócio
Para profissionalizar o seu negócio, a dica é criar uma marca, com nome, logotipo e cores. Essa identidade visual alimenta a memória afetiva dos clientes e agrega seriedade. Busque exemplos de chocolateiros que já atuam no mercado e até mesmo de grandes marcas de chocolate. Só tome cuidado para não cometer plágio!

9 – Ofereça variedade
Para se destacar em um mercado competitivo e aumentar as chances de venda, é recomendado oferecer uma variedade de produtos. Ao definir o cardápio, o empreendedor precisa reconhecer as tendências de consumo.

Atualmente, os consumidores estão preocupados com a saúde, por isso os produtos com menos açúcar e gordura possuem alta demanda no mercado. Ovos e bombons, adequados para intolerantes à lactose e diabéticos, também são vendidos com facilidade.

O empreendedor, na condição de chocolatier, precisa trabalhar com ideias criativas e inovadoras na produção de ovo de páscoa para vender. Ele deve considerar sabores diferenciados, tais como:

Trufa de chocolate
Brigadeiro
Beijinho
Leite em pó
Camafeu
Prestígio
Doce de abóbora
Banana
Doce de leite
Mousse de maracujá
Brownie com brigadeiro
Paçoca
Churros
Ovos gourmet, ovos de colher, ovos light, ovos diet, ovos para veganos e ovos com recheio de licor são altamente procurados nos dias que antecedem a páscoa.

Quem está começando precisa tomar cuidado com o excesso de sabores. Na teoria é incrível, mas na prática dá muito trabalho.

10 – Capriche nas embalagens
Embale o ovo de páscoa e os bombons corretamente, utilizando papel-chumbo. Não se esqueça de caprichar na embalagem, usando papéis coloridos, caixas e laços. Lembre-se que uma apresentação bonita faz toda a diferença no sucesso das vendas.

11 – Invista em divulgação
Crie uma página comercial no Instagram e no Facebook para mostrar os ovos de páscoa para vender. Tire boas fotos dos produtos, a fim de deixar todas as pessoas com água na boca. Para atingir o maior número de pessoas na sua cidade, faça anúncios patrocinados com base na idade, gênero, localização e interesses do público-alvo.

Uma dica para turbinar a divulgação dos produtos nas redes sociais é preparar ovos de páscoa “diferentões”, ou seja, com sabor ou design diferente. Esses produtos são instagramáveis porque são curiosos e surpreendentes.

12 – Preste atenção no preço
Na confecção de ovos de páscoa, é indicado que o valor cobrado seja três vezes maior, em relação ao valor gasto para produzi-lo. Sendo assim, um ovo de páscoa em que você gastou R$15,00 para fazê-lo, poderá ser vendido por até R$45,00. Isso levando em consideração o tempo gasto e o valor da embalagem.

13 – Sempre trabalhe com encomendas
Sempre trabalhe com encomendas e tome cuidado para não exceder o limite de produção. Se o trabalho apertar, contrate um ajudante ou convoque parentes para ajudar na mão de obra.

Anote numa agenda as encomendas e as datas para entrega dos produtos aos clientes. Esse cuidado evita atrasos e aumenta as chances de satisfação.

Invista na produção de ovos de páscoa e ganhe um dinheiro extra. Apesar de se um negócio sazonal, a ideia pode estimular o trabalho com outros produtos feitos com chocolate, como cupcakes, pirulitos e doces para festa.

Todos os produtos para a confecção de ovos de Páscoa você encontra na Novamix Friburgo

Compartilhar