Como economizar energia nos meses mais quentes do ano

21/12/2019 20:25:24
Compartilhar

Fique atento aos vilões do consumo de energia: atitudes simples podem gerar economia o ano todo

Neste domingo, 22 de dezembro, começa o verão e, com as altas temperaturas, adotamos medidas para amenizar o calor. Os banhos passam a ser mais demorados e com mais frequência, a geladeira é aberta mais vezes e o uso de ventiladores e ar condicionado vira rotina.

Mas a atenção deve ser reforçada neste período. Porque além da mudança de hábito, os equipamentos trabalham muito mais, gastando mais energia para se manter com o mesmo funcionamento que nos meses mais frios, o que pode representar uma variação no consumo de energia.

Nesses casos, manter portas e janelas fechadas em ambientes com ar-condicionado ou não deixar a geladeira aberta por longos períodos são ações simples, mas que podem representar uma boa economia na hora de pagar a conta de luz.

A Energisa preparou algumas dicas para que os clientes consumam energia de forma consciente e contribuam para a economia de energia:

-prefira as lâmpadas LED, que são até 90% mais econômicas;
-prefira cores claras nas paredes, que ajudam a refletir melhor a luz;
-aproveite a iluminação natural;
-limpe os filtros do ar condicionado periodicamente, pois sujos, eles impedem a circulação livre de ar, aumentando o consumo de energia;
-evite abrir a geladeira toda hora. O ar quente do verão entra no eletrodoméstico e faz o motor funcionar mais para manter os alimentos resfriados;
-mantenha a borracha de vedação da porta da geladeira em bom estado;
-os ventiladores de pé são mais econômicos que os de teto, podendo reduzir em até 45% o consumo de energia ao mês;
-regule o chuveiro na posição verão e evite banhos longos;
-evite utilizar, principalmente nos horários de pico, equipamentos que consomem mais energia, como chuveiro elétrico. Essa simples mudança de hábito pode gerar economia de até 30% na conta de energia;
-prefira os equipamentos com o Selo Procel, que indica quais são os modelos que consomem menos energia;
-desligue os equipamentos eletrônicos quando não estiverem em uso;
-use o ferro somente quando for passar bastante roupa. A mesma sugestão vale para a máquina de lavar. Acumule as peças e ligue o equipamento somente uma vez na semana, obedecendo à carga máxima de roupa por lavagem.

Compartilhar